Prefeito e secretários terão mais informações estratégicas

Publicado em 5.01.2021 às 21:55

Secretários e o prefeito de Goiânia vão contar com informações estratégicas para definir as melhores políticas públicas para os goianienses. O Escritório de Prioridades Estratégicas, recém-criado pela gestão municipal, vai munir os gestores com dados sociais e econômicos, entre outros. O titular da pasta, José Frederico Lyra Netto, prevê reunir estes indicadores em um painel disposto no escritório de estilo compartilhado.

“Vamos criar uma sala de situação, com telões de indicadores de política pública de Goiânia para entregar ao prefeito e aos secretários mais informações sobre a cidade, com indicadores gerenciais para ajudar, por exemplo, o secretário de infraestrutura com obras paradas, o secretário de mobilidade a traçar as melhores rotas.”, afirma José Frederico. “Os secretários têm as expertises e queremos colaborar com informações e indicadores de política pública para ajudá-los a tomar as melhores decisões”, complementa.

As primeiras ações do escritório serão criar um time técnico e desenhar uma carteira de projetos para a cidade com base no Plano de Governo desenvolvido pela gestão do prefeito licenciado Maguito Vilela e com as ideias que as secretarias apresentarem. “Vamos ajudar os secretários a desenhar o organograma, a estrutura das secretarias com uma visão mais moderna”, explica. De acordo com José Frederico, parte das vagas será preenchida por meio de processo seletivo aberto.

Além de modernizar a gestão, a pasta também vai atuar para desburocratizar os processos administrativos e dar celeridade à prestação de serviços públicos. “Temos a missão de trazer exemplos para tornar os serviços públicos mais ágeis. E nós já temos secretários com este perfil. Eu venho para ajudar, trazer experiência e ajudar essa turma a fazer isto.”

Celeridade
O prefeito em exercício, Rogério Cruz, vai vistoriar obras importantes que estão em andamento na Capital na manhã desta quarta-feira (6/1). O objetivo da visita é acompanhar o ritmo de construção e garantir que o cronograma seja cumprido e, se for possível, que as entregas sejam adiantadas. As inspeções vão ocorrer no Complexo Viário da Jamel Cecílio, no trecho Sul do BRT e na Avenida Leste Oeste.

“O objetivo principal de visitar estas obras é ver quais obras podemos avançar mais rápido, cobrar destas empresas que estão à frente uma demanda maior para que possamos entregar a cidade e à população goianiense estas obras prontas para que se possa ter mais qualidade de vida e o direito de ir e vir”, enfatiza Rogério.