Praças de Aparecida recebem serviços de manutenção e limpeza

Publicado em 7.01.2021 às 14:50

Manutenção constante. É essa a diretriz da Prefeitura de Aparecida para preservar as praças da cidade com aspecto visual convidativo, jardins sempre floridos e equipamentos de ginástica e lazer prontos para uso a qualquer hora.

A cada semana, entre 60 e 80 praças recebem diversos serviços de conservação, executados pelas equipes da Diretoria de Parques e Jardins, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU).

Poda da grama, plantio nos jardins e limpeza de canteiros estão entre os serviços mais comuns. Mas na manutenção são feitos também a lubrificação dos aparelhos das academias abertas, soldas em peças danificadas, retirada de itens para reparos e reposição de peças, incluindo equipamentos quebrados intencionalmente.

O secretário de Desenvolvimento Urbano de Aparecida, Max Menezes conta que são frequentes os casos de aparelhos danificados em ações de vandalismo. 

Contrastando com a dedicação das equipes para deixar as praças bonitas, os profissionais da SDU são acionados todas as semanas para repor flores e placas de grama furtadas, remover aparelhos derrubados, consertar peças quebradas por querer, e repintar equipamentos arranhados, às vezes, ao serem feitos de cabide por ambulantes.

“A população pode nos ajudar na conservação das praças. Boa parte dos moradores e comerciantes, por exemplo, recolhem as peças danificadas nas praças e nos comunicam, e nós buscamos atender essas ocorrências sempre em caráter de urgência”, diz Max.

O telefone para solicitar algum reparo ou manutenção nas praças e nos canteiros das avenidas é 3545-5926. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Foto: Claudivino Antunes

De acordo com o Coordenador de parques e jardins, Joaquim Carlos Lourenço de Moura, uma equipe de 40 servidores da Diretoria de Parques e Jardins se reveza diariamente na conservação das praças por toda a cidade. Além das ocorrências que surgem no dia a dia, motivadas por vandalismo, a manutenção das praças segue um cronograma.

Todo o município de Aparecida é contemplado, sendo dividido por regiões. Uma mesma região pode ter até oito praças recebendo manutenção no mesmo dia.

Segundo a Diretoria de Parques e Jardins, o cronograma de reparos é organizado conforme o fluxo de pessoas nas praças. Para tanto, esses espaços de lazer e esporte são visitados sistematicamente pelas equipes da manutenção.

Flores que colorem Aparecida

Os jardins das praças e avenidas de Aparecida são refeitos de tempos em tempos, conforme as condições do manejo, limpeza dos canteiros, adubação e irrigação.

Entre as flores e plantas que compõem os jardins públicos da cidade, as mais utilizadas são a vinca e a sálvia, que, conforme finaliza a Diretoria de Parques e Jardins, são escolhidas em função de sua durabilidade, de cerca de seis meses.