Governo de Goiás firma parceria para instalação de escritório regional da Codevasf
O Governo de Goiás firmou parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf) para a instalação de um escritório regional da empresa pública no Estado. A estrutura funcionará na sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), em Goiânia (GO). A solenidade, que marca o início das atividades do escritório na capital goiana, será realizada nesta segunda-feira, dia 9, às 14 horas, no auditório Mauro Borges no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. O evento terá a presença do governador Ronaldo Caiado e do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho.
Por meio dessa parceria, o Governo de Goiás e a Codevasf trabalharão em conjunto na criação e fortalecimento de projetos de infraestrutura e de agricultura irrigada nos municípios que integram a bacia dos rios Araguaia e Tocantins. A aproximação entre as instituições foi feita, em 2019, com visitas às comunidades situadas nessa área e com a estruturação da parceria que prevê o apoio da Companhia aos projetos de irrigação da Seapa e a criação de novas propostas para o Estado de Goiás. As ações envolvem projetos de infraestrutura na bacia dos rios Araguaia e Tocantins, em uma área que compreende 136 municípios goianos.
Oportunidade de desenvolvimento
A iniciativa estuda também fortalecer as ações já desenvolvidas pela Seapa na região, como os projetos de irrigação das cidades de Flores de Goiás e de Luiz Alves, por meio do aproveitamento da expertise e das ações da Codevasf, e criar novos projetos de agricultura irrigada, desenvolvendo a bacia e atuando diretamente na melhoria do bem-estar social dos municípios da região pelo acesso às tecnologias para a distribuição de água entre pequenos, médios e grandes produtores. Nos meses de outubro e novembro, representantes da Seapa e da Codevasf visitaram assentamentos familiares que englobam o Projeto de Irrigação de Flores de Goiás, como Santa Maria, Bom Sucesso 1 e 2, Morrinhos, Macacão, Barra 1 e 2, Boa Vista, Conceição, São Vicente, entre outros, assim como produtores de arroz irrigado e bovinocultura de corte, e constataram como essas iniciativas contribuem para fortalecer as diversas potencialidades de interesse da sociedade, governo e economia goiana.
De acordo com o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o Governo de Goiás tem buscado formas de desenvolver as diversas regiões do Estado e há uma atenção especial ao Nordeste Goiano, quanto ao potencial agrícola que pode transformar a realidade das comunidades locais. “A região possui clima favorável e solo fértil, mas a água disponível não chega a todos. O que o Governo de Goiás quer fazer, por meio dessa parceria, é dar acesso às tecnologias para ampliar o fornecimento de água àqueles produtores, sobretudo fazer chegar essa água ao pequeno agricultor e ao agricultor familiar”, declara o secretário Antônio Carlos.
Atuação da Codevasf
A Companhia tem atuado por meio de ações que contribuem para o desenvolvimento da agricultura irrigada, revitalização das bacias hidrográficas e mitigação dos efeitos da estiagem com a oferta de água para consumo humano e animal, proporcionando melhores condições de vida da população com a redução das desigualdades inter e intrarregionais. A Codevasf surgiu da necessidade do desenvolvimento da Bacia do Rio São Francisco, com ênfase na irrigação, sobretudo na região do semiárido brasileiro, e foi ampliando sua atuação com o passar dos anos, incluindo a Bacia do Rio Parnaíba e de outros importantes rios do País. Com a publicação da Lei Federal nº 13.507/2017, a Codevasf ampliou ainda mais sua atuação para outras regiões, incluindo as Bacias dos Rios Tocantins e Araguaia, que abrangem 136 municípios goianos.