• Filarmônica realiza estreia mundial de “Suíte Folclórica n.1 – Villa Boa de Goiaz”, de Cyro Delvizio

    Publicado em 9.03.2020 às 18:59

    A abertura da Temporada 2020 da Orquestra Filarmônica de Goiás, unidade da Secretaria de Cultura, acontece no dia 11, quarta-feira, às 20h30, no Centro Cultural Oscar Niemeyer sob a regência de Neil Thomson, Regente Titular e Diretor Artístico da instituição. Serão apresentadas as obras Sinfonia 16 de Haydn, Sinfonia 2 de Rachmaninoff e ainda a estreia mundial da suíte folclórica “Vila Boa de Goyaz”, de Cyro Delvizo.

    A suíte “Villa Boa de Goyaz” foi concebida em quatro movimentos e muitos de seus temas foram concebidos ao violão, instrumento do compositor, com objetivo de garantir uma sonoridade popular e caipira.

    “É provavelmente a primeira vez que a música folclórica local adentra uma orquestra. A ideia veio a partir de meu contato com a Suíte Pernambucana de César Guerra-Peixe, onde este compositor usa os ritmos dessa região de forma brilhante e me perguntei, porque não fazer o mesmo com a música do Cerrado? Conheci Cyro Delvizio há dois anos e vi nele o pleno potencial de realizar este meu sonho de reger uma obra com sabor local e o resultado foi muito superior ao esperado”, afirma Thomson.

    De forma engenhosa, até elementos da dança são cuidadosamente simulados: “foi simplesmente impactante, a orquestra às vezes imita os rasgueados das violas caipiras e até a dança da Catira, gritando, batendo palmas e pés” continua Thomson.

    Delvizio, explica que a obra também faz referência a alguns conhecidos temas de Beethoven. O compositor ressalta essa inusitada junção: “A minha Catira parte das primeiras notas de um tema dele o ‘Pour Elise’, como se ela tivesse surgido dali. E no final do terceiro movimento, um violino solo mostra conexões entre a música sertaneja e um outro tema de Beethoven, o ‘Ode à Alegria’ de sua 9ª Sinfonia”, mas isso tudo também pode ser compreendido de maneira oposta, como se ele tivesse feito uma visita hipotética ao Cerrado Brasileiro”, brinca Cyro.

    O maestro Neil Thomson destaca que a maioria das orquestras brasileiras, em 2020, iniciou ou iniciará as temporadas com obras do compositor alemão. ” Nós somos a única que conheço que o faz de uma maneira não usual, colocando um jovem compositor para homenageá-lo e mais, para integrá-lo à música local”.

    A suíte folclórica também presta uma homenagem aos 130 anos de nascimento de Cora Coralina por meio do seu subtítulo, nomeado a partir de um dos livros da autora goiana. “Mesmo tendo realizado turnê por Goiás em 2014 como violonista, foi pelos livros de Coralina que aprendi outros detalhes da região. É uma escritora que me inspira e que merece maior divulgação. Ainda tenho planos de transformar alguns de seus poemas em música sinfônica”, explica Delvizio.

    Já o secretário da Pasta, Adriano Baldy, enfatiza a regionalização na música. “Um privilégio ter as nossas raízes em uma obra sinfônica. Expectativa muito grande para a apresentação de “Vila Boa de Goyaz” e também para esta temporada, que está incrível”, afirma Baldy.

    Serviço:

    Orquestra Filarmônica de Goiás – Abertura da Temporada
    11/03 (quarta-feira)
    Centro Cultural Oscar Niemeyer, 20h30
    Av. Dep. Jamel Cecílio, Km 01 – Chácaras Alto da Glória, Goiânia
    Obras de Haydn, Rachmaninoff e Cyro Delvizo.
    Entrada gratuita