Palmeiras x Grêmio: definidos os mandos da final da Copa do Brasil 2020

Publicado em 14.01.2021 às 15:20

Em sorteio realizado nesta quinta-feira (14), na sede da CBF, foram definidos os mandos de campo da final da Copa do Brasil. O Grêmio abrirá o confronto como mandante e o Palmeiras decide a Copa do Brasil dentro de casa. A final da Copa do Brasil está marcada para os dias 11 e 17 de fevereiro, mas pode ter as datas alteradas se o Palmeiras for campeão da Libertadores. Neste caso, as partidas passariam para os dias 28 de fevereiro e 7 de março.

Pentacampeão da Copa do Brasil, o Grêmio receberá o Alviverde no Rio Grande do Sul para tentar a conquista do seu sexto título, que o colocaria ao lado do Cruzeiro como o maior campeão da história da competição. Já o Verdão conquistou três vezes a Copa do Brasil e parte em busca do tetra, que poderá ser conquistado dentro de seus domínios.

O sorteio contou com a presença dos técnicos Abel Ferreira e Renato Portaluppi, de Palmeiras e Grêmio, que falaram um pouco sobre o confronto na decisão e o resultado sorteio. Treinador do Imortal desde 2016, quando conduziu o Grêmio à conquista da Copa do Brasil, Renato ressaltou que preferia decidir em casa, mas mostrou confiança no Tricolor para a final.

“Eu acho que, acima de tudo, são dois grandes clubes. Eu gostaria de decidir em casa, não foi possível. O importante é que não tem o gol qualificado e depende muito do primeiro jogo. O Grêmio não muda o modo de jogar. Conquistamos alguns títulos jogando de uma forma e fica muito difícil mudar para uma decisão. O Grêmio joga como ele joga, Grêmio e Palmeiras se conhecem, serão 180 minutos de muito futebol e muitos lances positivos porque são dois grandes times”, avaliou Renato.

Sorteio de mando de campo da Final da Copa do Brasil 2020 entre Palmeiras e GrêmioRenato Portaluppi durante o sorteio da final da Copa do Brasil.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

Abel Ferreira também fez sua análise do confronto. Sem apontar favoritos, garantiu que o torcedor palmeirense verá uma equipe muito competitiva na final da Copa do Brasil e frisou a necessidade de promover um grande espetáculo na decisão.

“O Palmeiras é uma equipe extremamente competitiva. Procuramos sempre competir para ganhar. Precisamos estar muito fortes mentalmente, nesse tipo de decisão, são jogos que se definem muito pelo que está na sua cabeça. O que me interessa é que quem possa assistir possa acompanhar um grande espetáculo, que possam sentir as emoções. Que seja uma grande final, que no fim vença a melhor equipe e que ela possa ser o Palmeiras”, disse o técnico português.

Nesta passagem pelo comando do Grêmio, que já se estende por quase cinco anos, Renato Portaluppi conquistou a Copa do Brasil, a Conmebol Libertadores, a Recopa Sul-Americana, entre outros títulos. Em mais uma final com o Tricolor, o técnico tirou um pouco do peso da pressão pela conquista da Copa do Brasil.

“O Grêmio, nos últimos quatro ou cinco anos, tem conquistado títulos, e quando não conquista, chega. O Grêmio não vai conquistar todas as competições que vai disputar. Mas o mais importante de tudo é o trabalho que é feito nesses últimos anos é que o Grêmio tem conquistado e tem chegado. O Grêmio chega o tempo todo”, garantiu Renato.

Seguindo a mesma linha, Abel destacou as dificuldades que o Palmeiras enfrenta por ainda estar vivo nas três competições: Brasileirão Assaí, Copa do Brasil e Conmebol Libertadores.

“A sorte é que jogamos um jogo de cada vez. Temos que gerir energia para ter o máximo em cada jogo. São as informações que vamos tirando. Há campos que tem gramados que dão um desgaste físico tremendo. Estamos na luta nas três competições, ainda bem, é duro, é difícil, mas é preferível estar lá disputando do que estar em casa no sofá. As finais são feitas para se ganhar. Mas todas as equipes querem o mesmo e só uma pode ganhar. No futebol não há equipes que ganham sempre ou vão ser sempre campeãs”, analisou.

Sorteio de mando de campo da Final da Copa do Brasil 2020 entre Palmeiras e GrêmioO português Abel Ferreira, técnico do Palmeiras.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF

FINAL DA COPA DO BRASIL


Jogo de ida

Grêmio x Palmeiras – 11 de fevereiro*

Jogo de volta

Palmeiras x Grêmio – 17 de fevereiro*

*datas podem ser alteradas se o Palmeiras for campeão da Libertadores

Sorteio de mando de campo da Final da Copa do Brasil 2020 entre Palmeiras e GrêmioÍdolo de Palmeiras e Grêmio, Paulo Nunes participou da cerimônia.
Créditos: Lucas Figueiredo/CBF(Fonte site CBF)