• Aparecida disponibiliza 10 leitos de UTI no HMAP para pacientes do Amazonas

    Publicado em 15.01.2021 às 17:33

    Para auxiliar o estado do Amazonas, que passa por colapso em sua rede de saúde devido à pandemia do novo Coronavírus, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia disponibilizou 10 leitos de UTI para pacientes da região. O prefeito Gustavo Medanha anunciou a oferta na manhã desta sexta-feira, 15. Agora, caso o Governo do Amazonas necessite, os pacientes poderão ser acolhidos no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), que possui 110 leitos intensivos estruturados exclusivos para tratamento da Covid-19.

    “O Amazonas passa por um momento crítico e Aparecida tem total condição de ajudar. Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos de UTI destinados ao tratamento da Covid-19 em nossa rede pública está em 36%. Ou seja, estamos com margem segura para auxiliar os amazonenses nessa questão humanitária. Esses pacientes serão muito bem-vindos em nossa cidade e receberão o mesmo tratamento de excelência dos aparecidenses”, afirmou o prefeito Gustavo Mendanha.

    O anúncio da oferta de 10 leitos de UTI no Hmap foi realizado pelo prefeito em sua conta no Twitter, na qual ele também registrou que já determinou ao secretário de Saúde de Aparecida que coloque imediatamente as vagas à disposição do Estado do Amazonas. Segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Goiás deve receber ao longo dos próximos dias, de forma gradual, cerca de 140 pacientes oriundos de Manaus para tratamento da Covid-19. A oferta de Aparecida de Goiânia soma forças à ação.

    Leitos em Aparecida

    Em 2019, a Prefeitura de Aparecida estruturou 240 leitos hospitalares exclusivos para pacientes contaminados com o Coronavírus, sendo 130 UTI´s. Antes da pandemia, a rede pública municipal contava com 63 leitos de tratamento intensivo, que continuaram funcionando e atendendo outras demandas da cidade. A estratégia de ampliação de leitos, aliada à testagem em massa que ocorre desde o mês de abril e ao monitoramento dos pacientes contaminados, foi fundamental para o controle da pandemia em Aparecida, segundo constatação da Secretaria Municipal de Saúde.