• Passe Estudantil: cadastramento e recadastramento começam na 2ª-feira

    Publicado em 28.01.2021 às 17:13

    A regularização dos cadastros de estudantes da região Metropolitana de Goiânia e de Anápolis no programa Passe Livre Estudantil (PLE), do Governo de Goiás, para este primeiro semestre de 2021 poderá ser feita de 1º de fevereiro a 31 de março. O programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead).

    Devido à pandemia de Covid-19, houve mudanças para facilitar aos estudantes o acesso ao benefício e impedir as aglomerações. Os recadastramentos e cadastramentos dos moradores da região Metropolitana de Goiânia serão realizados pelo site juventude.go.gov.br.

    Após ser aprovada a solicitação do benefício, o cartão será confeccionado, e o estudante deverá se dirigir a uma unidade do Vapt Vupt, que pode ser escolhida no momento da inscrição, para a retirada do cartão do Passe Livre Estudantil (PLE). Todo o processo pode ser acompanhado pelo mesmo site de cadastro e recadastro. Não é necessário agendar atendimento no Vapt Vupt para a retirada do documento para os estudantes de Goiânia e Região Metropolitana.

    Desta vez, os alunos de Anápolis que já têm o PLE deverão solicitar na própria instituição de ensino, que enviará a declaração, e o recadastramento será feito automaticamente. Já os que vão fazer o cadastro pela primeira vez devem comparecer presencialmente na Urban – Passe Livre Estudantil, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, Setor Central, Anápolis. O acompanhamento poderá ser feito pelo atendimento da Urban – Passe Livre Estudantil: (62) 99206-7964 e (62) 99360-2568.

    Após a solicitação ser aprovada, o estudante de Anápolis deverá se dirigir à unidade de referência do terminal Urbano de Anápolis, na Rua Tonico de Pina, Setor Central, para retirar o cartão. Com os cartões em mãos, os beneficiários deverão fazer a ativação nas unidades do Vapt Vupt Anápolis Sul e do Anashopping, mediante agendamento no portal vaptvupt.go.gov.br

    Para retirar o cartão, todos os estudantes, de Anápolis ou da Região Metropolitana de Goiânia, devem levar o original do documento de identificação com foto. No caso de estudantes menores de idade, a entrega do cartão será feita somente para o pai, a mãe, avós maternos e paternos, ou para os responsáveis, mediante apresentação do documento original com foto do beneficiário e do responsável. Para pessoas com a tutela do estudante, são exigidos documento original da tutela e um documento original com foto do beneficiário e tutelado.

    Cobertura

    O PLE dá direito a duas viagens por dia e até 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta à instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo. Caso o estudante não utilize todos os créditos, no mês seguinte será creditada apenas a diferença para completar as 48 viagens. O número de viagens creditado é de acordo com os dias letivos de cada mês, conforme é repassado pelas instituições de ensino.

    A cobertura de atendimento abrange as cidades de Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goiânia, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.

    No ano passado, 105.583 estudantes foram beneficiados, sendo 97.042 da Região Metropolitana de Goiânia e 8.541, de Anápolis. O benefício foi bloqueado devido à pandemia de Covid-19, que impôs a proibição das aulas presenciais. No entanto, para 14 mil estudantes beneficiários da área da saúde e assistência social envolvidos no enfrentamento à Covid-19 foram mantidos os créditos mensais.

    Unidades do Vapt Vupt

    Em Goiânia e região metropolitana, o Vapt Vupt será responsável pela entrega dos cartões confeccionados em 2020 e que não foram entregues aos estudantes em razão da pandemia, além dos novos cartões. Já em Anápolis, as duas unidades vão realizar apenas a ativação dos cartões já cadastrados e atualizados. Ao todo, serão 17 agências de atendimento empenhadas nesse processo.

    Em Goiânia, as unidades de retirada tanto dos novos PLEs quanto dos que não foram entregues em 2020, são: Bougainville; Buena Vista; Mangalô; Passeio das Águas; Portal Shopping; Praça Cívica; e Shopping Cerrado. Em Aparecida de Goiânia: Buriti Shopping e Aparecida Shopping. Na região metropolitana de Goiânia estão as unidades Bela Vista; Goianira; Nerópolis; Senador Canedo; Trindade; e Trindade Maysa.