Vacina da AstraZeneca reduz transmissão do vírus após uma dose

Publicado em 3.02.2021 às 11:58

A vacina contra a covid-19 desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca com a Universidade de Oxford reduz a transmissão do vírus em 67% após a primeira dose, segundo uma análise aos ensaios clínicos atualmente em revisão, foi hoje anunciado.

O estudo da Universidade de Oxford, que deverá ser ainda validado por pares antes da publicação, revela não apenas que as pessoas vacinadas estão protegidas da doença, como são menos capazes de a transmitir a outras, noticia a agência France-Presse.

O responsável do projeto, Andrew Pollard, disse hoje à BBC que esta vacina pode ter um “grande impacto” ao nível da transmissão, notando que os testes foram feitos antes do aparecimento das variantes mais contagiosas do novo coronavírus, que “está a tentar encontrar a qualquer custo formas de continuar a ser transmitido”.

O estudo mostra uma eficácia de 76% contra infeções após a primeira dose da vacina, eficácia que se mantém por três meses. A eficácia aumenta para 82% após uma segunda dose tomada três meses depois.(RTP, emissora pública de Portugal)