Aparecida realiza Dia D de vacinação para idosos acima de 85 anos neste sábado, 13

Publicado em 12.02.2021 às 20:34

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado, 13, o “Dia D” de vacinação para pessoas acima de 85 anos de idade. A ação ocorrerá nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança, das 8 às 17 horas. Pessoas acima de 85 anos de idade já vinham sendo vacinadas na cidade desde o dia 4 de fevereiro, e desde o dia 11 passaram a ser o principal público-alvo da Campanha de Imunização após a SMS ter vacinado 100% dos profissionais de saúde da linha de frente de tratamento da Covid-19.

De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, a terceira remessa de vacinas enviada pelo Ministério da Saúde nesta semana, com 3,8 mil doses de Coronavac, será destinada exclusivamente para os idosos. A partir da próxima segunda-feira, 15 de janeiro, a Prefeitura de Aparecida amplia a vacinação para mais o grupo prioritário e passa a vacinar também os idosos a partir de 80 anos de idade.

“Nós atingimos a meta de imunização dos profissionais de saúde que atuam diretamente no tratamento de pacientes com a Covid-19. 100% deles receberam a primeira dose da vacina e a partir da próxima semana iniciaremos a aplicação da segunda dosagem. Por isso, seguindo o cronograma do Ministério da Saúde, o nosso foco passa a ser os idosos. Eles são o grupo com maior letalidade pela Covid-19”, explicou a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

A vacinação para o grupo prioritário dos idosos pode ser feita em um dos cinco postos de vacinação da cidade. Eles podem procurar diretamente os drive-thrus da Prefeitura das 8h às 20h, sem necessidade de agendamento, ou acessar o aplicativo “Saúde Aparecida” e marcar o dia e o horário da vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso ou Jardim Olímpico.

Para atingir a meta de imunizar os idosos acima de 85 anos foi realizada nesta quinta e sexta-feira, 11 e 12, além do dia D, neste sábado, 13, uma força-tarefa. “Nós conclamamos essas pessoas a procurarem um dos nossos postos de vacinação, de preferência até o fim desta semana. Basta levar o documento de identidade, CPF ou cartão SUS e comprovante de endereço de Aparecida. Na próxima semana iniciaremos também a vacinação de idosos com 80 a 85 anos de idade, até finalizarmos nosso estoque de vacinas. Conforme recebermos novas remessas, continuaremos com esse público e ampliaremos cada vez mais”.

Balanço da vacinação

Até o momento, Aparecida de Goiânia já recebeu 16 mil doses de vacina contra a Covid-19, divididas em três lotes. O primeiro, com 7,2 mil doses de Coronavac, foi destinado a profissionais de saúde da linha de frente e idosos e deficientes que moram em instituições de longa permanência. A aplicação dessa remessa ocorreu in loco, com as equipes de Imunização da Prefeitura visitando as unidades de saúde (públicas e privadas) e abrigos da cidade.

O segundo lote, com 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, foi aplicado em profissionais de saúde que trabalham com atendimento a pacientes e idosos acima de 85 anos, nos cinco postos de vacinação da cidade. O terceiro lote, com 3,8 mil doses de Coronavac, será destinado exclusivamente a idosos, sendo que em um primeiro momento para aqueles com mais de 85 anos e em um segundo momento também para aqueles acima de 80 anos de idade.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, até a última quarta-feira, 10 de fevereiro, 9.255 profissionais de saúde foram vacinados. Além disso, 161 idosos e deficientes institucionalizados, 86 idosos acamados e 1.321 idosos acima de 85 anos de idade já receberam a imunização contra o Coronavírus.

Principais informações da Campanha de Vacinação

Neste momento, quem pode receber a vacina?

Idosos acima de 85 anos de idade e a partir de segunda, idosos acima de 80 anos 

Onde vacinar?

Drive-thru da Cidade Administrativa – (Rua Gervásio Pinheiro, APM, Residencial Solar Central Park, Aparecida de Goiânia).
Drive-thru do Centro de Especialidades – ( Avenida C-06, Jardim Boa Esperança, Aparecida de Goiânia).

UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis)
UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II)
UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico)

Precisa agendar?

Para se vacinar nos postos de drive-thru NÃO precisa de agendamento.
Para se vacinar nas UBS´s, faça o agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”.
Funcionamento dos postos:
De segunda à sexta-feira, das 8 às 20h

Dia D da Vacinação:

Sábado, 13 de janeiro, das 8 às 17h no Drive-thru da Cidade Administrativa e no Drive-thru do Centro de Especialidades

O que levar na hora da vacinação?

Documento de identidade
CPF ou Cartão SUS
Comprovante de Endereço de Aparecida de Goiânia

Idosos acamados se vacinam?

Pacientes acamados acima de 60 anos recebem a vacinação em casa, mediante agendamento telefônico pelo número 3545-5868.
Link de entrevista com a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro – https://we.tl/t-agnH69Agwv?src=dnl

Serviço

Assunto: Aparecida realiza Dia D de vacinação para idosos acima de 85 anos neste sábado, 13
Data: 13 de fevereiro de 2021 – sábado
Horário: 8h às 17h
Local: Drive-thru da Cidade Administrativa – (Rua Gervásio Pinheiro, APM, Residencial Solar Central Park, Aparecida de Goiânia).
Drive-thru do Centro de Especialidades – ( Avenida C-06, Jardim Boa Esperança, Aparecida de Goiânia).

PS: A coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro estará disponível para entrevista, a partir das 8h, no drive da Cidade Administrativa.