Sindiposto propõe imposto único nacional sobre combustíveis

Publicado em 12.02.2021 às 20:36

Em live realizada pelo Instagram da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), na noite de quinta-feira, 11, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto), Márcio Andrade, defendeu a cobrança de um imposto único sobre combustíveis em todos os estados e em uma única etapa da cadeia. 

“Com o imposto único nacional, evitaria sonegação devido à simplificação na cobrança, reduziria os impostos, o Estado não perderia receitas e, consequentemente, poderia haver redução do preço dos combustíveis. É a proposta mais viável e nenhuma parte da cadeia perde”, argumenta Márcio que reforça que o valor fixo também colaboraria com as finanças, uma vez que o recurso seria previsível e possibilitaria uma melhor gestão financeira.  

Segundo o presidente, a Federação Getúlio Vargas (FGV) fez uma estimativa que em 2019 o setor de combustíveis somou R$ 7,2 bilhões em sonegações de impostos. Atualmente, 44% do preço da gasolina são tributos. “Hoje, por exemplo, tivemos aumento do ICMS e nos próximos 15, 20 dias, teremos o reflexo desse aumento potencializando o preço dos combustíveis”, concluiu.