• Vacinas falsas na China: muitos acabam por injetar água mineral

    Publicado em 15.02.2021 às 07:44

    As autoridades chinesas continuam a realizar dezenas de detenções relacionadas com a produção e distribuição de vacinas falsas contra a Covid-19. Há muitas pessoas que estão a ser enganadas. Pensam que estão a comprar uma vacina real mas, na verdade, o que acabam por injetar no braço é apenas uma solução salina ou até mesmo água mineral. Até a semana passada, as autoridades chinesas prenderam 70 suspeitos de produção e distribuição de vacinas falsas e inoculações ilegais.
    A maior parte deste indivíduos foram detidos na fase incial da distribuição da vacina chinesa, mas ainda agora as autoridades continuam a encontrar casos.
    Um destes grupos suspeitos lucrou cerca de 2,8 milhões de dólares com a venda de uma vacina falsa. Na verdade, o que estava dentro dos pequenos frascos era uma solução salina ou água mineral. Foram apreendidadas 58 mil doses.
    As autoridades descobriram também outros esquemas, como a venda de vacinas com preços altamente inflacionados num esquema que envolvia processos de vacinação de emergência em hospitais. 
    Muitas dessas vacinas eram contrabandeadas para o exterior.
    Até ao momento a China já distribuiu 40,52 milhões de doses da vacina à população. A maior parte das pessoas vacinadas até agora no país fazem parte dos grupos considerados essencias, como, por exemplo, os profissionais de saúde.(RTP, emissora pública de Portugal)