• G7 anuncia apoios de 7.5 bilhões de dólares à vacinação anti-Covid-19

    Publicado em 19.02.2021 às 16:28

    Os líderes das sete maiores economias mundiais, reunidos de forma virtual, anunciaram o aprofundamento da cooperação global à pandemia de Covid-19, incluindo apoios de 7.5 mil milhões de dólares (mais de 6.181 milhões de euros) à vacinação mundial contra o coronavírus SARS-CoV-2. 

    Os sete mais a Comissão Europeia e o Conselho Europeu, prometeram fortalecer o papel de liderança e coordenação da Organização Mundial de Saúde (OMS), nomeadamente no desenvolvimento e distribuição de vacinas a nível mundial, trabalhar com a indústria para aumentar a capacidade de produção e partilhar dados sobre novas variantes.

    De acordo com o comunicado, emitido após a reunião presidida pelo primeiro-ministro britânico Boris Johnson, os líderes do G7 reafirmaram nomeadamente o seu apoio “a um acesso igualitário às vacinas” e sublinharam que “atualmente, com os compromissos financeiros reforçados em mais de quatro mil milhões de dólares”, o apoio do G7 “totaliza 7.5 mil milhões de dólares”.
    O destino dos apoios é a iniciativa COVAX, da Organização Mundial de Saúde, OMS, que vai distribuir vacinas a países de médio e baixo rendimento, mas que também está a promover o desenvolvimento de novas terapêuticas, testes e vacinas.

    O G7 irá também estudar a implementação de um tratado de Saúde global, de forma a prevenir futuras pandemias.A cimeira juntou por videoconferência os presidentes norte-americano, Joe Biden, e francês, Emmanuel Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, e os primeiros-ministros japonês, Yoshihide Suga, italiano, Mario Draghi e canadiano, Justin Trudeau.

    Participaram ainda os presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Conselho Europeu, Charles Michel. (RTP, emissora pública de Portugal)