Comitê decide pelo reforço da fiscalização em Aparecida de Goiânia

Publicado em 19.02.2021 às 20:31

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento e Prevenção ao novo Coronavírus em Aparecida de Goiânia decidiu em reunião virtual na tarde desta sexta-feira, 19, intensificar a fiscalização das regras atuais para evitar a disseminação do vírus na cidade e, consequentemente, o aumento da taxa de ocupação de leitos, que hoje é de 64%. [Confira abaixo as portarias vigentes em Aparecida]

Caso aumente o índice de transmissão – atualmente está em 1,2 – e a taxa de ocupação de leitos fique acima de 70% por três dias consecutivos o Comitê pode decretar o retorno do isolamento social intermitente, por escalonamento regional no cenário amarelo, em que cada macrozona fecha um dia por semana e a cidade inteira aos domingos.

A avaliação do Comitê é que Aparecida de Goiânia pode continuar neste modelo porque a Prefeitura tem testado, monitorado e cuidado de quem necessita de atendimento. Aparecida realiza testagem em massa, desde o início da pandemia foram realizados mais de 200 mil testes RT-PCR, considerado padrão ouro para diagnóstico da Covid-19.

Vale ressaltar, que o município não demanda leitos de UTI para o Complexo Regulador Estadual, pelo contrário, tem cedido leitos para outras cidades do estado de Goiás. A Prefeitura implantou 190 leitos exclusivos para Covid-19, sendo 130 UTI.