Presidido por Sandro Mabel, Conselho de Mineração debate desafios e oportunidades do setor
A Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizou nesta terça-feira (10), em Brasília, primeira reunião do ano do Conselho Temático de Mineração (Comin). Presidido por Sandro Mabel, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), o grupo debateu projetos de lei que impactam o setor em tramitação no Congresso Nacional. “Vamos trabalhar para destravar a mineração. O Brasil tem muita riqueza enterrada e precisamos fazer aflorá-la”, destacou Mabel.
O encontro, que reuniu 30 representantes da indústria de mineração, contou com a presença dos deputados federais Benes Leocádio (Republicanos-RN), vice-presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, e Evair de Melo (PP-ES). “Não se pode decidir projetos de lei na base da emoção. É preciso discutir propostas levando-se consideração o potencial de geração de emprego e renda do setor”, afirmou Leocádio.
Evair de Melo ressaltou a importância de se fortalecer a comunicação e a parte técnica nos debates relacionados à mineração, em especial a barragens, para desmistificar o trabalho do setor. “É fundamental fortalecer a sustentação técnica para que parlamentares tenham segurança na tomada de decisão de voto”, disse. Mabel anunciou ainda que o conselho contará ainda com grupos para discutir pautas mais específicas, como questões de interesse de pequenas e médicas empresas do setor de mineração.
Também participaram da reunião o vice-presidente da Fieg, Flávio Rassi, o presidente da Casmin, Wilson Borges, e o presidente do Sieeg-DF, Luiz Antônio Vessani. (Agência de Notícias CNI)