• Com bons resultados do agro goiano, vice-governador avança em discussão dos títulos verdes

    Publicado em 24.02.2021 às 22:32

    Cumprindo agenda em Brasília nesta quarta-feira (24), o vice-governador Lincoln Tejota (Cidadania) esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e, em reunião com a ministra Tereza Cristina, tratou da implantação dos Green Bonds, os chamados títulos verdes, no Brasil. 

    Tejota ressaltou que o assunto é objeto de discussão em Goiás, que já possui um projeto em andamento para a implantação da iniciativa, trabalhado em parceria com as secretarias do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

    “A modalidade dos títulos verdes está bem avançada no mundo e é uma ferramenta que fortalece a preservação ambiental e nós não podemos ficar para trás. O Brasil é um dos poucos países que não têm isso plenamente estabelecido e nós queremos alinhar nosso trabalho ao do Ministério”, pontuou o vice-governador.

    O projeto que está em discussão em Goiás tem servido de modelo para outros Estados da federação. A ideia é incentivar os produtores que preservam e conservam florestas nativas, aliando desenvolvimento econômico e preservação ambiental.

    O objetivo é dar condições para que os créditos de florestas sejam disponibilizados no mercado para comercialização. Considerados ativos de natureza intangível originários da atividade de conservação e ampliação de florestas nativas tanto públicas quanto privadas, permitem o cálculo do impacto ambiental das atividades para, em seguida, gerar os títulos necessários para preservação. 

    “O papel do governo é mediar ações para que não haja danos ao meio ambiente e aos produtores rurais, estimulando o destravamento da agenda econômica de Goiás”, afirma Lincoln, que ainda tratou na reunião de mecanismos para incrementar e fortalecer o potencial agropecuário goiano.