• EUA aprovam uso emergencial de vacina da Johnson & Johnson

    Publicado em 28.02.2021 às 13:08

    A FDA, agência reguladora de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos, aprovou uma terceira vacina contra a Covid-19 para uso emergencial.

    A agência anunciou, no sábado, que tinha dado autorização a uma vacina de dose única desenvolvida pela Johnson & Johnson. Citou que os dados mostram que os benefícios em potencial da vacina “superam os riscos em potencial “.

    Os ensaios clínicos realizados em todo o mundo com a participação de cerca de 40 mil pessoas mostram que a vacina é 66,1% eficaz na prevenção de casos leves, sérios ou graves de Covid-19 em pelo menos 28 dias após a vacinação. Para casos sérios ou graves, a taxa de eficácia foi de 85,4%.

    Na fase inicial dos testes clínicos, os mesmos níveis de taxas de eficácia foram registrados na África do Sul e no Brasil, onde variantes do vírus foram confirmadas.

    A FDA já autorizou o uso emergencial de uma vacina contra o coronavírus desenvolvida em conjunto pela Pfizer e BioNTech, assim como aquela produzida pela Moderna. Ambos os imunizantes requerem duas doses.(NHK, emissora pública do Japão)