• Itália ultrapassa as 100.000 mortes desde o início da pandemia

    Publicado em 8.03.2021 às 16:31

    A Itália ultrapassou esta segunda-feira a marca de 100 mil mortes devido à pandemia de covid-19, um ano após o aparecimento da doença no país, anunciou o Ministério da Saúde. 

    O país regista agora 100.103 óbitos, mais 318 que na véspera.

    As regiões mais afetadas são a Lombardia, o coração econômico do país, com quase 30 mil mortes, seguida por Emília-Romanha (quase 11 mil), Piemonte e Véneto, com quase 10 mol óbitos cada, com os especialistas a considerarem que o número de vítimas é geralmente subestimado.

    “Nestes dias enfrentamos um agravamento da crise de saúde. Todos devem fazer o que puderem para limitar a propagação do vírus. Mas é, acima de tudo, o governo que deve fazer a sua parte”, afirmou o primeiro-ministro italiano, Mario Draghi, numa mensagem vídeo por ocasião do Dia Internacional da Mulher.

    “A pandemia não está vencida, mas com a aceleração do plano de vacinação podemos ver que o desfecho não está longe. Quero aproveitar esta oportunidade para enviar a todos um sinal de esperança”, acrescentou.

    Na semana passada, o grupo de reflexão sobre a saúde relatou um aumento de 33% no número semanal de infecções no período de 24 de fevereiro a 02 de março, com 123 mil casos, o maior número desde dezembro.

    “Com esses números, precisamos de medidas mais severas”, afirmou no domingo o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luigi di Maio.(RTP, emissora pública de Portugal)