• Mulheres das periferias enfrentam sozinhas as dificuldades da pandemia

    Publicado em 8.03.2021 às 16:53

    O mês de março é marcado pelas comemorações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Mas em 2021, infelizmente, muitas delas não têm tanto o que comemorar. Estamos falando das milhares de mães que vivem em periferias e lideram sozinhas suas famílias, sendo muitas vezes a responsável pela única renda da casa. 

    Este mês também marca um ano do início da pandemia pelo novo coronavírus. Mesmo com a chegada da vacina para alguns grupos de risco, os números de casos continuam aumentando. Além do alto risco de contágio, essas mulheres enfrentam dificuldade de toda natureza. As restrições das atividades comerciais penalizam principalmente trabalhadores autônomos e dos setores de serviços, que são a maioria entre essas populações das periferias. Atenta à situação emergencial enfrentada por essas mulheres, a Central Única das Favelas (CUFA) lança uma segunda fase do programa “Mães da Favela”. Em Goiás, a instituição lançou, oficialmente, esta nova fase da campanha por meio de uma “live” no perfil da CUFA GO no Instagram. 

    O que é o programa “Mães da Favela”?

    A iniciativa surgiu como uma ação emergencial em 2020 diante dos desdobramentos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19. Com o apoio de vários setores da sociedade, a CUFA entregou a milhares de famílias em todo o país doações de alimentos, itens de higiene, brinquedos, gás de cozinha e outros itens de necessidade básica. 

    No estado de Goiás, as doações chegaram a 97 mil famílias espalhadas nas 25 cidades onde a CUFA GO tem representações. Segundo o IBGE Goiás tem 18% da População vivendo abaixo da linha da pobreza, se somarmos com a Classe E passamos de 50% da População, em um Estado com 7,5 milhões de habitantes. Este número representa mais de 3 milhões de pessoas vivendo em desfavorecimento social. “Houve uma onda de doações, todos se mobilizaram, mas o que a gente imaginou que fosse se transformar numa cultura de doação no Brasil, não se manteve, mesmo com o prolongamento da pandemia”, diz Breno Cardoso, presidente da CUFA GO. Ele reitera ainda que “nas favelas, as pessoas trabalham de manhã para comer à tarde, e sem poder circular nas ruas e exercer suas atividades de trabalho, as pessoas entram facilmente numa situação de muita penúria”, explica o presidente da CUFA GO, Breno Cardoso. O maior problema agora é que as doações diminuíram, mas as necessidades dessas famílias não param. Por isso, nesta nova fase da ação humanitária, a CUFA GO mais do que nunca vai precisar do apoio de parceiros, empresas e da população para seguir atendendo as famílias em desfavorecimento social que estão enfrentando este momento tão delicado. 

    “A pandemia não acabou, mesmo com a chegada da vacina, vemos um aumento muito grande do número de casos e, em muitos municípios, as atividades comerciais voltaram a ficar restritas, isso dificulta muito a vida de pessoas que vivem nas periferias ou em desfavorecimento social. ”, argumenta o presidente da CUFA GO, Breno Cardoso.  Ele afirma que, em Goiás, a instituição voltou a articular as parcerias que foram fundamentais em 2020 para o enfrentamento da pandemia nas favelas e periferias do estado. A exemplo do ano passado, a seleção das famílias que serão beneficiadas ficará a cargo das lideranças locais da CUFA GO. São moradores de periferias que conhecem a comunidade a fundo, e assim têm condições de avaliar quem realmente necessita mais dessas doações.

    Você também pode entrar nessa corrente do bem e ajudar a colocar comida na mesa de quem mais precisa. Para contribuir com a doação de 01 cesta básica, basta doar o valor de R$ 120,00 (Cento e vinte reais). Se preferir, pode apadrinhar uma família contribuindo mensalmente com o mesmo valor. 12x 120,00 (Cento e vinte reais). Essa doação pode ser feita pelo Site, através do link: maesdafavela2021.cufago.com.br

    Ou se preferir por Conta Bancária:

    Banco: Sicoob Secovicred

    COD do Banco: 756

    Agência: 3333

    Conta corrente: 22.223-2

    37.696.698/0001-31(PIX)