• Saúde leva carreta de prevenção ao câncer para Barro Alto

    Publicado em 8.03.2021 às 19:38

    Em comemoração ao mês da mulher, o Governo de Goiás, por meio da Secretaria da Saúde (SES-GO), iniciou, nesta segunda-feira (08/03), uma série de atendimentos pela Macrorregião Centro-Norte com a unidade móvel de prevenção ao câncer da Policlínica de Goianésia, no Vale do São Patrício.

    Barro Alto e municípios vizinhos são os primeiros beneficiados pelo serviço, que receberá o público feminino encaminhado pelo Complexo Regulador Estadual para realização de mamografia e do exame citopatológico do colo uterino (Papanicolau). A carreta fica no local até sábado (13/03) e depois segue para Porangatu e, posteriormente, para Uruaçu. 

    Com a ação, o Estado busca ampliar a cobertura de exames de rastreamento dos cânceres de mama e do colo do útero entre as goianas do Centro-Norte. Os atendimentos são realizados com data e hora pré-definidos, além de serem agendados em horários escalonados para evitar aglomerações em decorrência do coronavírus.

    É previsto a realização diária de 30 exames de mamografia e 30 exames de citopatologia do colo uterino. A paciente interessada em ter acesso ao serviço deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde de sua cidade, com encaminhamento em mãos, para poder ser direcionada para agendamento pela regulação.

    A unidade móvel auxilia na prevenção e diagnóstico precoce de duas enfermidades que atingem as mulheres. “O câncer de mama, sozinho, representa quase um terço de todos os casos da doença no mundo. Enquanto o câncer de colo de útero é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina e a quarta causa de morte neste público por câncer no Brasil”, explica a coordenadora de Oncologia da Gerência de Atenção Secundária da SES-GO, Fabiana de Sousa Miranda.

    O Instituto Nacional de Câncer (Inca) recomenda, preferencialmente, o rastreamento das doenças nas mulheres da faixa etária de 50 a 69 anos para mamografia e 25 a 64 anos para exame citopatológico do colo do útero. “Por isso se fazem tão relevantes campanhas de conscientização, que incentivem o autocuidado e a prevenção”, reforça Fabiana. Ela explica ainda que “atualmente, o Papanicolau é a principal estratégia para detecção de lesões precursoras e realização do diagnóstico precoce do câncer do colo de útero e que sua realização periódica permite reduzir a ocorrência e a mortalidade pela doença”.

    Cronograma

    Nesta semana, a unidade móvel de prevenção destinada ao atendimento da população da Macrorregião Centro-Norte inicia sua rota pelo município de Barro Alto, na Regional de Saúde São Patrício II, onde permanecerá até o próximo sábado (13/08). Após, o veículo segue para a cidade de Porangatu, na Regional de Saúde Norte, onde ficará de 15 a 20 de março. Posteriormente, de 22 a 27 deste mês, irá para Uruaçu, na Regional de Saúde Serra da Mesa.

    A escolha dos locais que receberão a carreta de prevenção foi realizada pelos gestores municipais durante as reuniões das Comissões Intergestoras Regionais (CIRs). Após este período de campanha do dia Internacional da Mulher, a rota de atendimento da unidade móvel de prevenção atenderá a lista de espera existente, contemplando os municípios requisitantes, conforme proposto nas reuniões das CIRs.

    Além do veículo da Policlínica de Goianésia, o Governo de Goiás possui outra unidade móvel de prevenção ligada à Policlínica de Posse, no Nordeste goiano. A previsão é de que a partir de 22 de março deste ano a carreta inicie a rota de atendimento para os municípios da região realizando exames de mamografia e Papanicolau de forma agendada no público feminino.

    Serviço:
    Assunto:
     Governo de Goiás leva carreta de prevenção ao câncer para Barro Alto
    Quando: De segunda-feira (08/03) a sábado (13/03)
    Onde: Rua São Paulo s/n, no Posto Central esquina com o Colégio Guaraciaba, Barro Alto-GO