• Reitor destaca importância da atuação em rede nas universidades federais

    Publicado em 12.03.2021 às 15:02

    O reitor da UFG, Edward Madureira, destacou a importância do trabalho colaborativo e da atuação em rede nas universidades federais durante a cerimônia de encerramento do 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) e abertura do 47º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior (Forproex). O evento virtual ocorreu na noite dessa quinta-feira (11/3), organizado pelas Universidades Federais de Minas Gerais (UFMG) e de Alfenas (Unifal). 

    Edward destacou a importância do CBEU, que teve 13 mil inscritos, 700 salas virtuais, 3.500 trabalhos apresentados e trouxe a questão das redes no tema:  “Redes para promover e defender os direitos humanos”.” Seremos muito fortes se a gente conseguir romper gradativamente as nossas barreiras institucionais”, afirmou o reitor. Em sua opinião, o Brasil tem um sistema “singular no mundo”, com 69 universidades federais, 337 câmpus por todo o país, professores de altíssimo nível, mesmo regime de funcionamento, 39 institutos federais, 2 Cefets e cerca de 30 universidades estaduais. “Imaginem a potência de uma rede dessa. E essa rede se materializa de forma muito natural na extensão. Extensão universitária é o espaço da troca”, analisou Edward. 

    O reitor comentou ainda sobre o orçamento das universidades federais: “Corte absurdo ao qual estamos sendo submetidos e que inviabiliza o funcionamento das nossas instituições, essas msm instituições decisivas, ao lado do SUS, estão ameaçadas com um orçamento que nos impede sequer de mantermos as nossas portas abertas ao longo de 2021 e com um agravante: que impede de mantermos nossos programas de assistência estudantil”.  

    Extensão

    A reitora da UFMG, Sandra Goulart, enfatizou o papel da extensão universitária: “Extensão é esse contato imprescindível com a sociedade, como parte da missão precípua da nossa universidade. A universidade, através das suas ações de extensão, tem a legitimidade de sua ação não apenas de formação, mas também de contribuir para as demandas da sociedade. Isso é uma responsabilidade inerente à função da universidade pública”. 

    O reitor da Unifal, Sandro Amadeu Cerveira, também ressaltou a extensão universitária “como elemento dialógico que é tão importante para que a universidade não se enclausure e não fique restrita a seu discurso e a sua própria lógica”. 

    O evento contou ainda com a presença da presidente do Forproex, Adriana dos Santos, da presidente Colégio de Pró-Reitores de Extensão (vinculado à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes), Olgamir Amancia Ferreira, pró-reitora de Extensão UFMG, Claudia Andrea Mayorga Borges e pró-reitora de Extensão da Unifal, Eliane Garcia Rezende e equipes das pró-reitoras das instituições organizadoras. Na sequência, o teólogo, escritor, filósofo e professor Leonardo Boff proferiu palestra. Clique aqui para acessar o evento na íntegra.

    Fonte: Reitoria Digital/ UFG