Comissão de Saúde promove audiência para debater a situação do SUS em Goiás, na quarta-feira, dia 17

Publicado em 12.03.2021 às 18:23

A Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) vai realizar audiência pública para debater a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS) em Goiás. O encontro do colegiado, que é presidido pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), está marcado para a próxima quarta-feira, 17, às 10 horas. A audiência será realizada no auditório Solon Amaral da Casa de Leis, por meio do sistema remoto.

De iniciativa do deputado Paulo Cezar Martins (MDB), o encontro terá como objetivo debater a situação do Sistema Único de Saúde nesse período de pandemia da covid-19. “Apesar do SUS ser considerado um dos melhores sistemas de saúde do mundo, a crise se agrava com o aumento repentino no número de casos e mortes pela covid-19 na medida em que decai a disponibilidade de leitos de UTI e enfermaria para o tratamento de pessoas doentes”, destaca.

O parlamentar ainda enfatiza que o SUS não recebeu o investimento e a atenção necessários nos últimos anos. E com a pandemia o problema se agravou. “Enfrentamos um colapso na saúde para tratar não só os pacientes contaminados pela covid-19, mas também as pessoas que precisam de tratamento para outras doenças eletivas e até mesmo de emergência como cardiológicas, neurológicas e outras”, pontua.  

O emedebista lembra também que recentemente, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto n° 4008/21, que autoriza o Executivo a abrir crédito extraordinário de R$ 60 milhões em favor do Fundo Estadual de Saúde (FES) para aquisição de vacinas contra a covid-19. “Dentro desse contexto, é fundamental discutirmos o melhor caminho para que essa aquisição se cumpra”, frisa.

Além dos deputados Gustavo Sebba e Paulo Cezar, foram convidados para participar das discussões na audiência pública: o coordenador do Grupo Brasil de tratamento precoce da covid-19, André Luis de Sousa Martins; o secretário Estadual de Saúde, Ismael Alexandrino; o presidente do Conselho Regional de Medicina, Paulo Roberto Cunha Vencio; a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Edna de Souza Batista; o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Venerando Lemes de Jesus; a presidente do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás, Verônica Savatin Wottrich; o presidente da Associação Goiana dos Municípios, Paulo Sérgio de Rezende; o presidente da Federação Goiana de Municípios, José de Sousa Cunha e o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Glademir Aroldi, além de ter sido expedido convite ao  Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. 

Durante os debates poderão participar, também, os secretários de saúde de todos municípios goianos que poderão contribuir com sugestões.

Serviço:

Audiência Pública Saúde

Data – 17 de março

Quando – 10 horas

Onde – auditório Solon Amaral da Casa de Leis (Remota)

Como participar? 

Você pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego, no canal 3.2 da TV Aberta, ou no canal 8 da NET Claro, pelo Youtube e, também, pelo site oficial da Casa, no seguinte link: portal.al.go.leg.br.