• No enfrentamento à Covid, Aparecida segue com isolamento social intermitente por escalonamento regional

    Publicado em 19.03.2021 às 08:03

    Em reunião ordinária semanal, realizada na tarde desta quinta-feira, 18, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida de Goiânia analisou o cenário epidemiológico apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com base na Matriz de Risco e ficou definido que a cidade segue na próxima semana no cenário de risco alto, representado pela cor laranja. O cenário continuará sendo analisado semanalmente e mantidas enquanto forem necessárias para conter a transmissão do vírus na cidade.

    Neste cenário de risco alto, as atividades econômicas não essenciais seguem suspensas, tais como eventos públicos e privados de qualquer natureza, que envolvam aglomeração de pessoas; cinemas, anfiteatros, museus, bibliotecas e clubes recreativos e assemelhados; academias, atividades de condicionamento físico e ensino esportivo de todas as modalidades; reuniões em áreas comuns de condomínios, inclusive áreas de churrasqueiras, quadras poliesportivas, academias e piscinas; atividades de clubes recreativos e parques aquáticos; e excursões, com finalidade turística ou não.

    Também continuam suspensas as aulas presenciais em estabelecimentos públicos e privados de ensino regular, técnico, preparatórios e livre nas etapas fundamental de 2ª fase, médio e superior; e salões de beleza e similares. O isolamento social intermitente em Aparecida também fecha quatro macrozonas por dia da semana entre segunda e sexta-feira e a cidade inteira, sábado, a partir das 13 horas, e domingo o dia todo.

    Entre os fatores analisados pela Matriz de Risco para definir o atual cenário de risco em Aparecida estão o número de casos ativos, percentual de positividades de exames de PCR, taxa de transmissão, taxa de letalidade, taxa de ocupação de leitos e média de afastamento dos profissionais de saúde. A soma dos dados apresentados em Nota Técnica da Secretaria Municipal de Saúde informa que Aparecida encontra-se no cenário de risco alto – laranja. Os outros estágios de risco são: estável (verde), moderado (amarelo) e alto (vermelho). Aparecida só deve reduzir as restrições quando voltar ao cenário amarelo ou verde. E caso evolua para o cenário vermelho, as restrições podem aumentar.

    O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 em Aparecida é coordenado pelo secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, e tem na composição, desde março de 2020, representantes da Prefeitura, Câmara, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Aciag, Fieg, Fecomércio, hospitais privados da cidade, Conselho das Associações de Moradores e o segmento religioso.

    “O enfrentamento à Covid-19 em Aparecida é a união da estratégia de testagem em massa, monitoramento dos casos ativos, ampliação de leitos e medidas restritivas como o isolamento social intermitente por escalonamento regional”, afirmou o secretário de Saúde e coordenador do Comitê de Aparecida.