Cocktail de anticorpos mostra resultados promissores no combate à Covid-19
Dados recentes de um estudo em fase final mostram que uma mistura de anticorpos das farmacêuticas Regeneron e Roche contra a Covid-19 reduz em 70 por cento as hospitalizações ou mortes. Quando esteve infetado com Covid-19, o então presidente dos EUA Donald Trump recebeu este tratamento.O tratamento é realizado através da injeção de anticorpos casirivimabe e imdevimabe desenvolvidos pela Regeneron. Um trabalho que teve apoio financeiro do Governo dos Estados Unidos.
De acordo com a Roche, esta mistura respondeu a todos os critérios num ensaio de fase III com 4.567 participantes. O coktail de anticorpos reduziu também a duração dos sintomas de 14 para 10 dias, disse a empresa.
A Roche, que está a produzir o medicamento em fábricas na Califórnia e que ficará responsável pelas vendas fora dos Estados Unidos, e a Regeneron esperam facturar centenas de milhões com este medicamento em 2021. Só para o Governo norte-americano já estão garantidas encomendas no valor de 260 milhões de dólares.
“As infeções continuam a aumentar globalmente com mais de três milhões de novos casos reportados por semana, por isso estes cocktails de anticorpos podem dar esperança”, disse o responsável médico da Roche Levi Garraway.
A Roche e a Regeneron dizem que são capazes de produzir mais de dois milhões de doses anualmente.
Este cocktail, que tem demonstrado capacidade para lutar contra várias variantes, já obteve a aprovação de emergência nos Estados Unidos e também foi autorizado na Europa para uso em doentes não hospitalizados.(RTP, emissora pública de Portugal)