“Governante não pode ter visão administrativa voltada apenas para regiões que têm voto”, diz Caiado na posse do novo titular da Seds

Publicado em 25.03.2021 às 17:18

O governador Ronaldo Caiado empossou, nesta quinta-feira (25/03), Wellington Matos de Lima como novo secretário de Desenvolvimento Social de Goiás. Na solenidade, realizada no Salão Gercina Borges, no Palácio das Esmeraldas, ele destacou que um dos esforços da atual gestão é fazer com que as ações sociais estejam em todos os municípios. “Nosso governo tem o objetivo de fazer com que a mão do Estado esteja presente nas regiões mais carentes e mais humildes de Goiás”, disse. “O governante não pode ter a sua visão administrativa voltada apenas para tentar sensibilizar regiões que têm o voto em detrimento das que não tem”, defendeu.

Ao novo titular da Secretaria de Desenvolvimento Social de Goiás (Seds), que substitui a ex-senadora Lúcia Vânia, o governador ressaltou que a pasta deve convergir com as demais áreas do governo. “A Secretaria de Desenvolvimento Social tem o objetivo maior de melhorar a vida e dar dignidade às pessoas”, afirmou. Caiado se referiu ao secretário empossado como “servidor honrado, sério e com espírito público”. “Cabe a ele a continuidade do trabalho da senadora Lúcia Vânia”, pontuou. “Sei da sua capacidade de trabalho e da sua determinação”, acrescentou. 

Em uma mensagem à ex-senadora Lúcia Vânia, que deixa o cargo por motivos pessoais, Caiado agradeceu o tempo e trabalho doado na Seds. “Sua história, biografia, independência moral e intelectual fazem com que o povo goiano reconheça e saiba o quanto você nos ajudou nesse momento”, destacou.

Coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS) e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), a primeira-dama Gracinha Caiado enalteceu o trabalho já prestado por mais de 20 anos de Wellington Matos no serviço público. “Esteve conosco desde o momento da transição, nos ajudando a trabalhar no projeto de governo de Ronaldo Caiado e depois se tornou o nosso braço direito na OVG”, lembrou. 

A primeira-dama ressaltou que estará ao lado da Seds no sentido de somar esforços, mas também para cobrar soluções para os problemas sociais do Estado. “Tenho muita preocupação com os vulneráveis que vivem na outra ponta. Como costumo dizer: quem tem fome tem pressa”.  

Welington é economista e servidor efetivo do Governo de Goiás. Na administração estadual, o novo secretário acumula um longo histórico. Dentre os cargos que ocupou estão o de gestor de Planejamento e Orçamento da Secretaria de Planejamento (Segplan) e de superintendente na Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) e na Secretaria de Indústria e Comércio (SIC). 

O novo secretário era diretor administrativo e financeiro da OVG.  Em seu discurso de posse, ele defendeu que um dos desafios na liderança da pasta será “contribuir em um projeto de construção de uma sociedade mais justa, humana, inclusiva e solidária”. Segundo avalia, “as ações do Governo não estão apenas no atendimento das prioridades de urgências, mas na transformação social permanente”.

Entre as frentes de trabalho, o novo secretário destacou as políticas voltadas às mulheres, às pessoas com deficiência, crianças, adolescentes, jovens e idosos, bem como a promoção da igualdade racial, da defesa da diversidade e da cidadania. “Precisamos desenvolver ações e aplicar recursos públicos na área social. Investir em nossa gente, garantir vida digna com qualidade e oportunidade para todos”, defendeu.

Wellington Matos também fez questão de enaltecer o trabalho da primeira-dama, Gracinha Caiado, e da diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado. Segundo afirma, elas trouxeram para o Governo as pautas sociais, não apenas a fotografia das mazelas estruturantes da sociedade, mas a busca por soluções realistas e duradouras. “Duas mulheres sensíveis aos problemas sociais da nossa população. Incansáveis na luta por uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária”, destacou. 

Lúcia Vânia disse acreditar na capacidade do novo titular da Seds para dar continuidade a um trabalho social eficiente. “Nosso tempo precisa ser o tempo da urgência daqueles que mais precisam”, argumentou. 

A ex-senadora, ao agradecer o governador Ronaldo Caiado pela confiança em fazer parte do governo, destacou a liderança política que o líder do Executivo goiano exerce no combate à Covid-19. “A população clama por uma liderança nacional. Não tenho dúvidas de que o senhor está assumindo essa liderança”, afirmou. “Sua atuação preventiva, determinada, corajosa, sem medo de contrariar A, B ou C tem feito de Goiás o centro das decisões”, acrescentou. 

Também participaram da cerimônia de posse o vice-governador Lincoln Tejota; os secretários de Estado Adriano Rocha Lima (Governadoria) e Tony Carlo (Comunicação); o desembargador do Tribunal de Justiça de Goiás, Anderson Máximo; a diretora financeira da da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Priscila Tejota; a chefe de gabinete da OVG, Solange Coimbra; a diretora de Programas Especiais da OVG, Rúbia Érika Prado; a diretora de Ações Sociais da OVG, Jeane de Cássia; o diretor de Articulação Política da Assembleia Legislativa de Goiás, Eduardo Macedo; e familiares do novo secretário.