• Cai número de resultados positivos em testados com sintomas de covid-19, em Trindade

    Publicado em 25.03.2021 às 21:22

    Levantamento mostra que cai número de testados com sintomas de Covid-19, em Trindade. No dia 19 de março, 50.31% com sintomas da doença apresentaram resultado positivo. A partir do dia 22 de março registrou-se acentuada queda. Foram 20.15% (22/03), 14.40% (23/03) e 11.74% (24/03). A medida permite identificar e tratar com rapidez a população infectada e diminuir as internações. Nenhum paciente testado foi para a UTI.

    A testagem da população com sintomas de Covid-19, em Trindade, é realizada desde o início da pandemia, há pouco mais de um ano. Em 2021, o procedimento foi intensificado com a aquisição de mais material para a testagem da população. A medida, que faz parte do Programa Pacto Pela Vida contra a Covid-19, tem o objetivo de rastrear moradores contaminados e fazer o monitoramento. 

    Estão montados, em Trindade, dois pontos de testagem, um na Feira Coberta (Região Central) e outro na praça ao lado do Ambulatório Sentinela (Região Leste). 

    O teste rápido antígeno swab está disponível para pessoas sintomáticas e é feito a partir de agendamento pelo telefone (3506-7108). A coleta de material é realizada pelo nariz do paciente que apresenta ao menos três dos seguintes sintomas da doença (febre, coriza, dor de garganta, tosse, fadiga, congestão nasal ou dor muscular).  

    O paciente pode ir a pé ou ainda de carro pelo sistema drive-thru. Ao chegar, basta apresentar o documento com identificação pessoal com foto, Cartão Família e comprovante de endereço. 

    O resultado do teste sai em 15 minutos. A Prefeitura de Trindade montou uma estrutura onde o paciente pode aguardar de carro ou então em uma cadeira, tudo com os cuidados básicos de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel em diversos pontos.

    Ao receber o resultado positivo a pessoa passa por uma consulta médica no local. Caso sejam necessários exames complementares, já é feito o preenchimento do pedido e o encaminhamento. Em seguida, recebe o medicamento de acordo com a receita. A indicação é de isolamento e, todos os dias, a equipe médica liga para saber como está o paciente. Isso garante o isolamento dos casos ativos. 

    Com essas medidas foi possível a diminuição considerável de internações. Dos 1.300 pacientes, a partir do dia 03/03, que testaram positivo somente um foi internado e nenhum transferido para a UTI. 

    Escalonamento
    Outra medida que faz parte do Programa Pacto Pela Vida Contra a Covid-19 é o decreto nº 1.434/21 que entrou em vigor na última segunda-feira (22/03). O documento, que tem base em nota técnica do Gabinete de Operações de Emergência e Saúde (GOE – Covid-19), criou o regime de escalonamento das atividades econômicas em Trindade. O município foi dividido em quatro regiões. 

    A cada dia, quando uma região estiver com atividades paralisadas, as outras três entram em funcionamento com rigorosas regras sanitárias. Às segundas, terças, quintas e sextas-feiras é feito o escalonamento. Sábados, até 13hs, é permitido o funcionamento das atividades. Às quartas, domingos e sábados (após 13hs) os trabalhos são paralisados e as portas fechadas em todas as quatro regiões. 

    Com apenas quatro dias de escalonamento as equipes de fiscalização da Prefeitura de Trindade já registram números positivos de adesão por parte dos empresários e da população. Na última quarta-feira (24/03) a cidade ficou praticamente deserta. Os fiscais percorreram todas as regiões e constataram que quase 100% dos estabelecimentos estavam fechados. Aqueles que abriram as portas, receberam orientações e cumpriram o decreto. 

    O decreto atual foi definido após a apresentação de dados técnicos e reuniões com diversos segmentos da sociedade organizada de Trindade (CDL, Rotary, Loja Maçônica, associações empresariais, comerciantes, instituições religiosas, Academia Trindadense de Letras, feirantes, Câmara Municipal de Trindade, Fecomércio, Fieg e outras entidades). Assim, a Prefeitura de Trindade, por meio do Gabinete de Operações de Emergência e Saúde – Covid-19, definiu pelo escalonamento. 

    “O sucesso do escalonamento está garantido porque o nosso decreto de enfrentamento à Covid-19 não é um decreto da Prefeitura. Ele foi construído em parceria, em comunhão com a sociedade organizada e nossa equipe técnica”, afirma o prefeito Marden Júnior. 

    “A conclusão a que chegamos foi de que o isolamento social é muito importante neste momento e que o método utilizado até a semana passada não estava tendo a adesão das pessoas, por isso, resolvemos mudar o método para garantir o distanciamento social e a vida de todos”, conclui o prefeito.