Presidente argentino com teste positivo apesar de ter sido vacinado

Publicado em 3.04.2021 às 08:04

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, que completou a vacinação contra a covid-19, anunciou que teve resultado positivo num teste rápido de antígeno para deteção do SARS-CoV-2, tendo decidido isolar-se preventivamente.”Queria contar-lhes que, ao final do dia de hoje (sexta-feira), quando apresentei um registo de febre de 37,3º e uma leve dor de cabeça, fiz um teste de antígeno , cujo resultado foi positivo“, escreveu o chefe de Estado na rede social Twitter, esta madrugada.

O presidente argentino, que festejou 62 anos na sexta-feira, uma hora antes do anúncio, acrescentou que, apesar de aguardar ainda a confirmação do teste PCR, decidiu isolar-se preventivamente, “cumprindo o protocolo vigente e seguindo as indicações do (seu) médico pessoal“, mas garantiu que está bem.

Encontro-me bem fisicamente e, ainda que tivesse gostado de terminar o dia do meu aniversário sem esta notícia, também estou bem de ânimo“, escreveu.

Fernández recebeu a primeira dose da vacina russa Sputnik-V em 21 de janeiro, tendo posteriormente completado o esquema de vacinação com a segunda toma.

O país, com uma população de 45 milhões de habitantes, começou a campanha de vacinação contra a covid-19 em finais de dezembro.

O governo argentino decidiu dar prioridade à administração da primeira dose do fármaco, tendo para isso diferido a segunda dose durante três meses, para todos os tipos de vacinas, segundo a agência de notícias espanhola Efe.(RTP, emissora pública de Portugal)