• 48% dos pacientes internados em Aparecida de Goiânia com Covid são de outras cidades

    Publicado em 7.04.2021 às 17:30

    Desde o início do enfrentamento ao novo Coronavírus, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia investiu na ampliação dos leitos de UTI da rede pública municipal. Só no ano passado, 130 unidades intensivas exclusivas para tratamento da Covid-19 foram estruturadas na cidade. Em março deste ano, para enfrentamento da segunda onda da pandemia, a Prefeitura abriu outros novos 46 leitos, totalizando 176 UTI´s Covid. O número, que é o maior dentre as cidades goianas, proporcionalmente à população, auxilia na assistência de moradores não só de Aparecida, mas de todo o estado. Segundo levantamento realizado nesta terça-feira, 06 de abril, 48% dos pacientes internados nos leitos intensivos da rede são de outros municípios.

    O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, explica como o município realiza as internações hospitalares: “Os pacientes chegam nos hospitais públicos da nossa cidade para tratamento da Covid-19 por meio de pedidos encaminhados à Central Municipal de Regulação. É este órgão que analisa as solicitações, realiza a busca por vagas e libera para internação conforme prioridade clínica. A maioria das solicitações são das Upa´s 24h de Aparecida, que já recebem pacientes de todas as localidades, mas há ainda pedidos de outras unidades de saúde, inclusive de outras cidades”. Assim, de acordo com o gestor,  existindo condições de receber pacientes, Aparecida cede vagas para outros municípios. 

    Segundo dados da Central de Regulação Municipal, na última semana, por exemplo, Aparecida realizou 30 internações de pessoas que aguardavam leitos na rede estadual, por meio da Central de Regulação do Estado. Só no sábado e domingo foram 15 vagas de UTI cedidas. Para o superintendente responsável pela área na Secretaria de Saúde de Aparecida, Luciano de Moura, “essa contribuição faz parte da dinâmica do Sistema Único de Saúde, que tem como um de seus grandes objetivos oferecer assistência adequada para quem precisa. Todos nós trabalhamos para salvar vidas e por isso é muito gratificante auxiliar na acolhida dos doentes”.  

    Taxas de ocupação

    Com a ampliação dos leitos de UTI Covid de Aparecida no último 18 de março, aliada às demais estratégias municipais de enfrentamento à pandemia, como a testagem em massa, monitoramento dos doentes, rastreamento de contatos e o escalonamento regional intermitente, a cidade alcançou estabilidade na taxa de ocupação de leitos hospitalares. No dia 17, por exemplo, 98% dos leitos intensivos da rede pública exclusivos para tratamento da Covid estavam ocupados. Com o aumento da oferta, na semana seguinte, a taxa reduziu e se estabilizou na faixa dos 90%. Na outra semana, o índice manteve a média de 85%. No dia 02 de abril, apenas 65% dos leitos de UTI estavam ocupados. “Taxas mais baixas nos permite auxiliar mais ainda outras cidades goianas e foi justamente isso que aconteceu na última semana”, destacou Luciano.

    Boletim
    De acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde de Aparecida, até as 17 horas desta segunda-feira, 05 de abril de 2021, o município já havia realizado 242.061 testes de diagnóstico de Covid-19. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico. Por meio deles, nas últimas 24 horas foram confirmados 177 novos casos na cidade. Assim, no momento, Aparecida possui 964 casos ativos e 57.767 casos confirmados. 55.835 já estão recuperados e 968 vieram a óbito por Covid-19, com oito mortes confirmadas nas últimas 24 horas. A taxa de ocupação de leitos de UTI para tratamento da Covid-19 na rede pública de saúde está em 80%.