Lucas Calil apresenta projeto sobre prevenção do dano ambiental em Goiás

Publicado em 13.03.2020 às 17:54

O deputado Lucas Calil (PSD) é o autor do projeto de n° 0998/20 que tem como objetivo principal trazer à tona os dados referentes ao meio ambiente dentro do estado de Goiás, visando, de forma mais intensa, a fiscalização ao longo do território goiano.

De acordo com a proposta, o estado de Goiás deverá constituir um cadastro público informatizado com acesso para a população e para os órgãos de controle, divulgarem dados fundamentais para a preservação ambiental, tais como: registros de Cadastramento Ambiental Rural (CAR), licença para o comércio de plantas vivas e de outros produtos provenientes da flora nativa, planos de manejo florestal sustentável e estudos demandados para o licenciamento de atividade rural que contenham planejamento específico sobre o emprego do fogo e o controle de incêndio. Esses estudos, planos e licenças ficarão disponíveis em sítio de domínio público, e poderão ser acessados conforme as regras da publicidade (Lei da Transparência).

“O cadastro técnico e a transparência das informações são fundamentais para a gestão eficiente do patrimônio socioambiental e territorial. Essa medida busca a prevenção do dano ambiental como queimadas e desmatamento e irá proporcionar a participação, como agente fiscalizador, a sociedade nas denúncias de práticas irregulares”, argumentou o parlamentar.