• Profa. Olga Ronchi é nova reitora da PUC Goiás

    Publicado em 22.04.2021 às 18:44

    A PUC Goiás muda de comando nesta quinta-feira, 22 de abril. A professora Olga Izilda Ronchi, atualmente vice-reitora da instituição, assume a Reitoria. O professor Wolmir Therezio Amado, reitor por 19 anos, encerra seu último mandato e assume a Secretaria Geral da Sociedade Goiana de Cultura.  

    O grão-chanceler da instituição e arcebispo de Goiânia, dom Washington Cruz, será responsável pela solenidade de posse do mandato da profa. Olga Ronchi durante a Sessão Extraordinária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), o que reforça o princípio de colegialidade na gestão e na condução acadêmica e científica da universidade. O ato administrativo será às 19h15, com transmissão pelo canal da universidade no YouTube.

    O mandato à frente da Reitoria da PUC Goiás é de 4 anos, podendo ser renovado. A universidade é mantida pela Sociedade Goiana de Cultura, presidida pelo arcebispo de Goiânia. É dele a indicação para o cargo de reitor, que é aprovado pela Congregação para a Educação Católica do Vaticano. Professora Olga será a segunda mulher a assumir o cargo. A professora Clélia Brandão Craveiro foi reitora de 1994 a 2001. 

    “São grandes os desafios postos para a educação mundial que, na sua devida escola, repercutem diretamente na PUC Goiás, nos mobilizam à busca incessante de respostas que minimizem os danos causados pelo isolamento social, perdas e lutos que experimentamos, dificuldade que nossos estudantes em permanecerem ativamente na vida universitária, quer pelas questões emocionais de adaptação ao processo de ensino-aprendizagem remoto, quer pelas dificuldades sanitárias e de condições financeiras”, afirma a nova reitora sobre o momento atual da universidade, que completou 61 anos durante a pandemia.

    Ao receber o convite para o cargo, professora Olga Ronchi reafirmou seu compromisso com a educação e com a superação dos desafios postos pela realidade a partir da continuidade do Planejamento de Desenvolvimento Institucional em vigor. A universidade possui atualmente 46 cursos de graduação, 11 cursos de mestrado, 3 cursos de doutorado, além de especializações e cursos a distância. A comunidade universitária é formada por mais de 15 mil alunos, 1.300 professores e 700 servidores administrativos. 

    Sobre a nova reitora

    Profa. Olga Izilida Ronchi é graduada em Pedagogia pela Associação Educativa Evangélica e mestre em Educação Escolar Brasileira pela Universidade Federal de Goiás. A professora construiu uma importante trajetória na Educação em Goiás, especialmente em estabelecimentos de ensino católicos e da rede pública: coordenou a Pastoral do Colégio São Francisco, de Anápolis; dirigiu o Colégio Imaculada Conceição, de Ceres; e coordenou as atividades pedagógicas do Liceu de Goiânia, além de ter sido vice diretora. Foi ainda chefe de Gabinete da Secretaria Municipal de Educação, de Goiânia.

    Na Pontifícia Universidade Católica de Goiás desde 1991, aprovada em concurso para o antigo Departamento de Educação, assessorou o Programa de Educação e Cidadania da Coordenação de Estágio e Extensão, da Vice Reitoria para Assuntos Comunitários e Estudantis (ETG/VAE); coordenou a Universidade Aberta à Terceira Idade (Unati); foi responsável pela Coordenação de Assuntos Estudantis (CAE/VAE), no período de fevereiro de 1995 a março de 2000; presidiu a Câmara de Graduação do CEPE; e dirigiu o Departamento de Educação (1999-2002), onde priorizou a gestão colegiada. Ministrou as disciplinas Estágio Supervisionado em Prática de Ensino I, Fundamentos da Educação, Sociologia da Educação, Filosofia da Educação e História da Educação. 

    Compôs a gestão do professor Wolmir desde 2002, inicialmente como pró-reitora de Graduação, até 2008, e depois como vice-reitora. Foram 19 anos compondo a equipe que dirige a universidade.