“A América está em movimento novamente”, diz Biden ao Congresso dos EUA
Em seu primeiro discurso proferido para uma sessão conjunta do Congresso, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou, na quarta-feira, que a América está “em movimento novamente”.
Biden iniciou seu discurso destacando o progresso obtido na luta contra o coronavírus nos seus primeiros 100 dias à frente do cargo. Ele disse: “A América está transformando o perigo em possibilidade, a crise em oportunidade, o revés em força”. O presidente americano acrescentou que o governo “já estava enxergando os resultados”, citando várias conquistas nos esforços de sua administração para superar a crise.
A respeito da diplomacia e segurança nacional, Joe Biden ressaltou a importância de alianças globais e da cooperação internacional, em marcante contraste em relação ao seu predecessor, Donald Trump.
Ele disse: “Nenhuma nação é capaz de lidar sozinha com todas as crises da nossa era, do terrorismo à proliferação nuclear, migração em massa, segurança cibernética, mudanças climáticas e pandemias.”
Biden não fez segredo de sua desconfiança em relação à China, tida como a principal concorrente dos Estados Unidos. Ele disse: “A América enfrentará práticas desleais que prejudicam os trabalhadores e as indústrias americanos”. O presidente acrescentou ter dito ao mandatário chinês Xi Jinping que os Estados Unidos manterão uma forte presença militar no Indo-Pacífico visando não iniciar e, sim, evitar conflitos.(NHK, emissora pública do Japão)