• Toda a população do Brasil estará vacinada até final de 2021, diz ministro

    Publicado em 30.04.2021 às 14:09

    O ministro da Saúde do Brasil reafirmou hoje que o país vai acelerar a vacinação e garantiu que os brasileiros estarão vacinados até ao final de 2021, numa conferência de imprensa organizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

    “A nossa palavra em relação à imunização é esperança. Já temos doses suficientes para os próximos meses e é possível garantir que até ao final de 2021 teremos toda a população totalmente vacinada”, disse Marcelo Queiroga ao ser questionado por jornalistas sobre o ritmo lento da vacinação no país devido à escassez de medicamentos.

    O governante destacou que a prioridade número um do governo é a campanha de imunização e lembrou que desde maio de 2020 o país participa em pesquisas com a Universidade de Oxford e o laboratório AstraZeneca, que resultarão na transferência de tecnologia para o fabrico de vacinas.

    O ministro da Saúde defendeu o governo liderado pelo residente Jair Bolsonaro, que chegou a colocar em dúvida a eficiência e a segurança das vacinas e desautorizou publicamente compras destes medicamentos, nomeadamente a vacina da Sinovac.

    Queiroga disse que o país aplica imunizantes desde janeiro passado, quando as vacinas da AstraZeneca e da Sinovac tiveram o uso de emergência aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador do país.

    “Logo que a Anvisa aprovou as vacinas, nós começamos imediatamente a aplicá-las em janeiro (…) Neste sentido não há que falar em atraso de vacinação no Brasil. Nós começamos a nossa vacinação assim que a lei nos permitiu”, apontou.(RTP, emissora pública de Portugal)