OMS diz que disseminação de variantes do coronavírus aumentou

Publicado em 5.05.2021 às 08:05

A Organização Mundial de Saúde, OMS, avisa que o coronavírus continua a afetar a Índia de forma intensa, e que variantes têm se disseminado mundialmente.

Em seu relatório semanal, a OMS disse que até a terça-feira, a variante detectada inicialmente no Reino Unido se disseminou para 142 países e territórios, três a mais do que na semana anterior.

O relatório diz que a variante inicialmente detectada na África do Sul foi confirmada em 97 países e territórios, 10 a mais, e a variante detectada primeiro no Brasil foi relatada em 56 países e territórios, 3 a mais.

O organismo internacional de saúde classifica esses três tipos como “variantes de preocupação” e os tem monitorado com atenção por eles terem mutações que podem aumentar a transmissibilidade e reduzir os efeitos dos anticorpos contra os vírus.

A OMS também designou a variante confirmada na Índia como “variante de interesse”. Ela foi relatada em pelo menos 17 países até terça-feira da semana passada.

A OMS disse que o número de casos confirmados na Índia na semana até o domingo representa 46% do total de casos em todo o mundo. Ela disse ainda que o número de mortes causadas pelo coronavírus daquela semana na Índia representa um quarto das mortes causadas pelo vírus em todo o mundo.

O relatório diz que as mortes na Ásia aumentaram 48% em comparação com a semana anterior, com o vírus tendo se disseminado para os países próximos da Índia, como Nepal e Sri Lanka.(NHK, emissora pública do Japão)