Site da Assembleia recebeu 53,8 mil visitas em abril de 2021

Publicado em 7.05.2021 às 17:58

O princípio da Transparência é um dos pilares que a Constituição Federal estabelece para toda a Administração Pública. Com a finalidade de cumprir esse fundamento, o Legislativo goiano utiliza meios variados para levar informações claras e precisas sobre tudo que ocorre na Casa. Relatório divulgado pela Diretoria de Tecnologia da Informação (TI) sobre os acessos ao site da Assembleia, durante o mês de abril de 2021, aponta o recebimento de 53.804 visitas. A relação também mostra que o portal teve um total de 136.190 páginas visualizadas.

Foram registrados 14.125 acessos nos perfis institucionais dos parlamentares. Nessas páginas, além de informações biográficas de cada deputado, o leitor também encontra telefones e e-mails para contatos e linksdirecionados às notícias produzidas pela assessoria de cada gabinete.

Para o presidente Lissauer Vieira (PSB), com os entraves decorrentes da pandemia de covid-19, o site da Alego tem se firmado como instrumento preferencial do público que quer saber sobre o trabalho dos deputados. “Nosso portal sempre teve um papel fundamental para os trabalhos parlamentares, visto que, por meio dele, a população pode acompanhar os atos de cada parlamentar e as votações das matérias, em tempo real. Nesse período de pandemia, em que precisamos restringir o acesso de pessoas à Casa, a tecnologia tem sido nossa grande aliada para manter a transparência das atividades. O elevado número de acessos do portal reforça isso”, frisou.

Durante o mês de abril, o líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (MDB), foi quem mais obteve acessos em sua página institucional, contabilizando 374 visitas. Ele afirmou que é de suma importância o trabalho dos servidores que abastecem o site com notícias do Legislativo e, também, daqueles que administram o bom funcionamento da plataforma. “Quero parabenizar a todos os administradores do Portal da Alego e dizer que o trabalho de vocês tem sido de grande importância para dar visibilidade às atividades parlamentares e às nossas proposições. Todo esse empenho mantém a sociedade goiana bem informada”, disse.

No ranking de acessos, o segundo, terceiro, quarto e quinto lugares são ocupados, respectivamente, pelos deputados Coronel Adailton (Progressistas), 344 acessos; Lêda Borges (PSDB), 324 acessos; Jeferson Rodrigues (Republicanos), 272 acessos; e Karlos Cabral (PDT) com 255 acessos.

Além de ficar em terceiro lugar no rankingde acessos ao perfil institucional, a deputada Lêda Borges ocupou a terceira posição no pódio das notícias mais acessadas no site, com a matéria intitulada: “Deputada Lêda Borges defende ampliação de margem de crédito consignado até dezembro de 2021”. Foram 983 cliques à proposição de nº 4510/21, que ela explica ser de “de extrema importância para o servidor público”.

“É gratificante ter tantos acessos em meu perfil no site da Alego e, também, no projeto de lei que aumenta a margem de empréstimo consignado. É sinal de que nosso trabalho gera interesse e é importante para a população. Nossas proposituras, requerimentos, discussões e ações em prol do povo estão sendo reconhecidos. Essa quantidade de acessos mostra exatamente isso. A comunidade tem interesse e quer saber do nosso trabalho e atuação”, sustentou a parlamentar.

Lêda lembrou, ainda, do papel relevante que a internet e as redes sociais têm tido no que tange à divulgação das atividades parlamentares. “Principalmente em tempos como o que vivemos por causa da pandemia da covid-19 e o distanciamento social, são os meios digitais e as redes sociais que nos deixam conectados com o povo. O espaço de divulgação que o site da Alego promove é fundamental para expor nosso trabalho e para as pessoas saberem que a nossa atuação não parou. É nosso dever, enquanto agentes públicos, mostrar a nossa rotina, nossos projetos e requerimentos”, afirmou.

Portal da Transparência

Em relação aos 14 serviços disponíveis no Portal da Transparência, foram 22.038 visitas recebidas, sendo 11.706 na seção dos processos legislativos que são apreciados e votados pelos parlamentares. Na seção que tornam públicas as despesas da Casa com pessoal foram registradas 5.088 visitas. Neste espaço, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação (LAI), o visitante encontra um quadro detalhado dos pagamentos realizados a servidores, estagiários e deputados. Por sua vez, os Diários da Assembleia receberam 2.964 cliques.

O Diretor de TI da Alego, Fagner dos Santos, ressalta que os usuários interessados em acompanhar o trabalho dos deputados durante a pandemia de covid-19 e fiscalizar a situação administrativa da Casa também encontram no Portal da Transparência informações sobre os seguintes serviços: Diárias, Verbas Indenizatórias, Licitações, Orçamento, Requerimentos, Contratos e convênios, Sessões Legislativas, Gestão Fiscal, Programas e Ações, Execução Orçamentária e Despesas com Veículos.

Notícias mais acessadas e outros dados

As cinco notícias mais acessadas durante o mês de abril também foram elencadas no relatório da Diretoria de TI. Foram 6.780 cliques nas seguintes matérias institucionais:

1) Governo vai alterar lei do Plano de Carreira de praças da PM e Bombeiro Militar (2.582 cliques);

2) Projeto do Governo altera lei sobre Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos do Pessoal do Magistério (1423 cliques);

3) Deputada Lêda Borges defende ampliação de margem de crédito consignado até dezembro de 2021 (983 cliques);

4) Orientações sobre como proceder em caso de contato com pessoa contaminada com covid-19 é tema de campanha (898 cliques);

5) Redução do ITCMD durante o período de pandemia é aprovada em 2ª votação (894 cliques).

Localização: 91,87% dos acessos foram realizados no Brasil, principalmente em Goiânia e Brasília, sendo um total de 29,14% e 11,51%, respectivamente.

Compartilhamento: O conteúdo do site foi compartilhado pelos internautas e as principais redes utilizadas foram o Facebook (41,71%) e o Instagram (32,83%). A Casa, inclusive, possui perfil oficial em ambas as redes, e, também, no You Tube e no Twitter.

Plataforma: O Android foi o sistema utilizado por 73,03% dos acessos móveis, ou seja, feitos pelo celular. Os demais acessos móveis (26,94%) foram pelo sistema IOS. O navegador mais usado nos acessos foi o Google Chrome (70,27%), seguido pelo Safari (15,06%) e pelo Samsung Internet (5,12%).