• Governo de Goiás inaugura laboratórios de robótica Include em parceria com o Instituto Campus Party

    Publicado em 11.05.2021 às 17:42

    O governo de Goiás, por meio do Goiás Social, em parceria com o Instituto Campus Party (ICP), inaugura em Goiânia, nesta quarta-feira (12/05), as primeiras duas unidades do projeto Include, no Estado. Na quinta-feira (13/05), laboratórios de robótica em Luziânia e Valparaíso de Goiás também serão entregues. O objetivo do projeto é difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, com a oferta de ferramentas que garantam educação de qualidade e desenvolvam habilidades dentro de um ecossistema totalmente disruptivo.

    As inaugurações desta quarta-feira ocorrerão todas pela manhã. Às 8h, o governador Ronaldo Caiado entrega laboratório do projeto no Colégio Estadual Joaquim Edson de Camargo, no Jardim Novo Mundo. 

    Na sequência, às 11h, o governador inaugura unidade do Include no Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas, no Setor Santos Dumont.  Na quinta-feira (13/05), serão entregues os laboratórios em Luziânia e Valparaíso de Goiás. Outros dois municípios também foram selecionados para receber o projeto: Alto Paraíso e Cavalcante, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola Kalunga. Nessas cidades, as inaugurações ocorrerão posteriormente.

    Nos novos laboratórios, a equipe do Include capacita gratuitamente jovens com idade entre 12 e 20 anos, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Também há oficinas de empreendedorismo e IOT (internet das coisas). A expectativa é atender 1,8 mil estudantes de comunidades carentes locais até 2023.  

    As novas unidades iniciaram suas aulas em formato híbrido, ou seja, presencial e remota, seguindo as medidas de proteção e os protocolos de saúde, para evitar a contaminação do novo coronavírus. Entre as normas adotadas pelas instituições, estão o não compartilhamento de materiais eletrônicos e didáticos, higienização e limpeza dos ambientes e também pessoal, uso de equipamento de proteção pelos profissionais e alunos e aferição da temperatura de todos na entrada.  

    Desenvolvido em parceria com o Governo de Goiás, o projeto ainda conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), do Programando o Futuro, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da empresa Gouvea Ecosystem.  

    O Include já conta com instalações no Distrito Federal, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Bahia. Estão em fase de instalação unidades no Rio de Janeiro, no Amazonas e no Rio Grande do Sul. O projeto tem como objetivo final implementar até 10 mil laboratórios, impactando adolescentes de todo o Brasil por meio da tecnologia. 

    Os laboratórios possuem mobília e equipamentos de primeira linha para o ensino de robótica, computadores, impressoras 3D, óculos de realidade virtual e drones, entre outros.

    *Sobre o Instituto Campus Party*
    A associação civil sem fins lucrativos foi fundada em 2009, com o objetivo de incentivar e promover atividades e projetos nas áreas cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico, dos direitos estabelecidos, da assistência social e da cidadania.