• ONU pede ao mundo que entre em “economia de guerra” para travar vírus

    Publicado em 24.05.2021 às 10:20

    O secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, alertou hoje que o mundo está “em guerra” contra a covid-19 e apelou à comunidade internacional para ir além da solidariedade e entrar na “economia de guerra” para travar o vírus.

    “A pandemia de covid-19 provocou um ‘tsunami’ de sofrimentos. Mais de 3,4 milhões de vidas perderam-se. Cerca de 500 milhões de empregos foram destruídos. Milhares de milhões de dólares foram subtraídos aos orçamentos das empresas”, disse Guterres, na abertura da reunião anual dos membros da Organização Mundial de Saúde (OMS).

    “Os mais vulneráveis são os que sofrem mais e temo que esteja longe de terminado”, acrescentou.

    O secretário-geral da ONU apelou ao mundo para que responda “de forma determinada e solidária para parar o vírus”, mas sublinhou que isso não será suficiente.

    “Estamos em guerra contra um vírus. Precisamos da lógica e da urgência de uma economia de guerra, para reforçar a capacidade das nossas armas”, afirmou.

    “Se não agirmos agora, encontrar-nos-emos numa situação em que os países ricos vacinarão a maioria da sua população e abrirão as suas economias, enquanto o vírus continuará a provocar profundos sofrimentos ao circular e sofrer mutações nos países mais pobres”, alertou.

    Para Guterres, “mais picos e surtos poderão fazer centenas de milhares de vítimas e atrasar a recuperação econômica mundial”.(RTP, emissora pública de Portugal)