Vacina Sputnik V da Rússia altamente eficaz contra a variante do Brasil
A vacina russa Sputnik V contra a covid-19 é altamente eficaz no combate e neutralização da variante do coronavírus descoberta pela primeira vez no Brasil, de acordo com o Fundo de Investimento Direto da Rússia (RDIF) e um estudo conduzido por investigadores na Argentina.
O estudo com base na Argentina, realizado pelo Instituto Dr. Vanella de Virologia da Universidade Nacional de Córdoba (UNC) descobriu uma forte resposta imunitária contra a variante nos vacinados com Sputnik V.
“O estudo confirmou que a imunidade desenvolvida em pessoas vacinadas com o ‘Sputnik V’ neutraliza a variante brasileira após terem recebido duas doses, e mesmo após a primeira”, disse a RDIF em nota nesta segunda-feira.
De acordo com o estudo argentino, visualizado pela Reuters e citado pela RDIF, 85,5 por cento dos indivíduos desenvolveram anticorpos contra a variante no dia 14 após a primeira dose da vacina. Essa taxa aumentou para quase 100 por cento no dia 42, depois de um indivíduo ter recebido ambas as doses.(RTP, emissora pública de Portugal)