Aparecida está no top 20 das cidades do Brasil que mais avançaram na década

Publicado em 26.05.2021 às 11:17

Aparecida está entre as 20 cidades brasileiras de grande porte que mais avançaram entre 2009 e 2019, na comparação entre os 100 maiores municípios do País. O estudo é medido da Macroplan e tem como parceiro o Movimento Brasil Competitivo (MBC).

Aos 99 anos de fundação, Aparecida figura no ranking ao lado de cidades bem mais velhas, como Vila Velha (ES), que tem 485 anos; Gravataí (RS), 258 anos; e Vitória da Conquista (BA), de 180 anos.

O ‘top 20’ dos grandes municípios brasileiros que mais avançaram na década tem apenas duas cidades do Centro-Oeste, sendo Aparecida e Várzea Grande (MT).

No perfil que o IGDM traçou de Aparecida, o índice mostra que de 2009 a 2019 a cidade avançou, sobretudo, nas áreas da educação (+8 posições) e de saneamento e sustentabilidade (+21 posições).

“Há muito que o município, desde as gestões passadas, como a do ex-prefeito Maguito Vilela, vem investindo na educação. Tanto que, nos últimos anos, nós criamos 5.600 novas vagas na educação infantil e implantamos a robótica já em 50% das escolas municipais”, diz o prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha.

O gestor lembra que, no próprio ano de 2019, a Prefeitura de Aparecida executou mais de 15,5 mil metros de galerias pluviais, além de bueiros celulares e meio-fio.

“Saneamento é dignidade. Nesse sentido, nos esforçamos muito para asfaltar as ruas habitadas no menor tempo possível após a implantação da rede de água tratada, o que não compete ao município. Aparecida tem 75% dessas ruas asfaltadas e, claro, queremos alcançar em breve os 100%”, completa Gustavo.

Desenvolvimento econômico

Reconhecida pela Secretaria Nacional do Tesouro Nacional com nota A, de bom pagador, Aparecida tem conseguido financiamentos até em bancos estrangeiros para fomentar investimentos na cidade.

Recentemente, o município obteve empréstimo de R$ 135 milhões no Banco de Desenvolvimento da América Latina para construir cinco grandes eixos estruturantes no sentido leste-oeste.

Na esteira das melhorias na infraestrutura, o desenvolvimento econômico experimentado em Aparecida nos últimos anos tem consolidado a cidade no rol dos municípios mais competitivos do Brasil.

Aparecida foi destaque, por exemplo, no Ranking de Competitividade dos Municípios. O levantamento indicou que, em 2020, Aparecida era uma das três cidades brasileiras que mais criavam condições para impulsionar o desenvolvimento do município. Completavam o pódio Balneário Camboriú (SC) e Curitiba (PR).