Prefeitura de Trindade lança projeto RespirAR para reabilitação de pacientes pós-covid-19

Publicado em 27.05.2021 às 12:11

O RespirAR, projeto lançado nesta quarta-feira (26/05), tem por objetivo reabilitar pacientes do pós-Covid-19 que ainda sofrem com resquícios da doença, físicos ou psicológicos. Esta é uma ação da Prefeitura de Trindade, por meio das secretarias municipais de Saúde, de Esporte e Lazer. 

Os atendimentos realizados pelo RespirAR são gratuitos e incluem suporte médico, nutricional, além da assistência com preparadores físicos, e se necessário, apoio psicológico. A fisioterapia também está inclusa, por meio de uma parceria com a UniGoyazes, onde estagiários dessa área farão parte do projeto. 

De acordo com o prefeito Marden Júnior, esse projeto é pioneiro no Estado de Goiás e tem o intuito de cuidar das pessoas “levando ainda mais expectativa de retomar a vida em sua normalidade”. Segundo ele, “disponibilizaremos esse trabalho multidisciplinar à nossa população com vários profissionais”.

De acordo com a secretária de Esporte e Juventude, Luana Martins, essa reabilitação é importante pois devolve aos pacientes, de forma segura, a prática das atividades, tanto física quanto as de rotina. No pós-Covid podem existir sintomas como traumas, fraqueza muscular, dificuldade para caminhar e respirar.  

O morador que sofre com os sintomas do pós-Covid, pode procurar atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para fazer o agendamento. 

“Os médicos estão preparados com um protocolo a ser seguido, a fim de identificar qual a necessidade”, informa o secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira. “Por meio dessa consulta, ele vai ser inscrito no Plano Respirar e, assim, daremos uma maior qualidade de vida a esse usuário”, explica.