“Não nos falta coragem, disposição, força para trabalhar e, principalmente, apoio da população”, diz Lincoln Tejota

Publicado em 28.05.2021 às 12:40

“Durante muito tempo tivemos o progresso sendo direcionado para regiões que já estavam prontas, mas, desde o início, o governador Ronaldo Caiado avisou que começaríamos o trabalho pelas regiões que mais precisam. Não nos falta coragem, disposição, força para trabalhar e, principalmente, apoio da população”, garantiu disse o vice-governador Lincoln Tejota, que participou nesta quinta-feira, 27, da inauguração do laboratório Include, em Alto Paraíso, onde alunos de 12 a 20 anos, em situação de vulnerabilidade social, terão a oportunidade de acesso gratuito a cursos de robótica, programação e eletrônica. Ainda nesta semana, por meio do Goiás Social e em parceria com o Instituto Campus Party (ICP), o Governo de Goiás vai entregar mais uma unidade do projeto Include – agora em Cavalcante, onde vivem cerca de 880 famílias da comunidade quilombola Kalunga. O objetivo do projeto é difundir o uso da tecnologia e promover a inclusão social, com a oferta de ferramentas que garantam educação de qualidade e desenvolvam habilidades dentro de um ecossistema totalmente disruptivo.
“Para o nosso governo inclusão é muito mais do que uma palavra somente ligada a tecnologia. Incluir é trazer respostas para os problemas. Trazendo aqui algo tão forte e com o poder tão grande de mudar a vida das pessoas, buscamos incluir os nossos jovens dessa região tão importante. Não temos o direito de deixar o povo do Nordeste Goiano de fora do desenvolvimento que está acontecendo no mundo inteiro”, discursou. 
Com metodologia de ensino de robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica, o Projeto Include em escolas públicas estaduais deve atender 1,8 mil estudantes de comunidades carentes locais até 2023. Segundo o presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, Goiás será o estado brasileiro com mais laboratórios Include. As duas novas unidades já iniciaram suas aulas em abril no formato híbrido: presencial e remota, seguindo as medidas de proteção e os protocolos de saúde.
Títulos de Regularização Fundiária – Aproveitando a ida a Alto Paraíso, o governador Ronaldo Caiado e o vice-governador Lincoln Tejota entregaram 70 títulos de regularização fundiária nos municípios de São João D’aliança, Alto Paraíso e Cavalcante, contemplando, ainda, cidades como Nova Roma, Teresina e Niquelândia. A transferência da propriedade aos atuais ocupantes, composta em sua maioria por pequenos e médios agricultores, garante o título definitivo de domínio.
Realizada por meio da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a regularização tem por finalidade a legalização das terras devolutas do Estado de Goiás, arrecadadas por meio de ações discriminatórias judiciais e/ou administrativas. Com isso, os até então ocupantes tornam-se proprietários de direito, permitindo o acesso às políticas públicas implementadas pelo estado de Goiás e demais entes da federação, como o crédito rural. “Quero agradecer ao governador por me convidar para ser seu vice. Eu sabia do desafio, mas também sabia que não faltava coragem. Nós estamos construindo um estado forte”, finaliza Lincoln Tejota.