Caiado e primeira-dama inauguram laboratório Include e entregam títulos de regularização fundiária, em Cavalcante

Publicado em 28.05.2021 às 17:11

O governador Ronaldo Caiado e a presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, entregaram, nesta sexta-feira (28/05), o segundo laboratório de robótica Include da região Nordeste de Goiás. Desta vez, a unidade está localizada no Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, em Cavalcante. “No meu coração só tem um sentimento: levar às regiões mais carentes de Goiás o apoio e a mão estendida do Governo”, declarou Caiado. 

A agenda do governador contou também com a entrega de títulos de regularização fundiária a produtores rurais do município e do Cartão Alimentação a alunos da rede estadual de educação. “O que eu puder destinar de verba para o Nordeste goiano, para resgatar a dignidade das pessoas, eu vou fazer, e enfrento essa discussão”, reforçou o governador.

Para Gracinha Caiado, os laboratórios são um legado do Governo de Goiás à população local. “O que o governador deixa aqui é o que existe de tecnologia mais alta. Esse Include, sem dúvida, é uma janela de possibilidades e oportunidades para todos esses jovens [inscritos]”, avaliou a primeira-dama.

Os laboratórios Include têm o objetivo de promover a educação, modernizar as práticas de aprendizagem e favorecer o ingresso de jovens no mercado de trabalho. A unidade de Cavalcante é a sexta a ser inaugurada em todo o Estado. Já são duas em Goiânia, uma em Luziânia, uma em Valparaíso e outra inaugurada na quinta-feira (27/05) em Alto Paraíso de Goiás.

Ao todo, o Governo do Estado investiu R$ 930 mil nos seis laboratórios. A meta é atender a 1,8 mil estudantes goianos em situação de vulnerabilidade, até 2023. O que propiciará, nas palavras do vice-governador Lincoln Tejota, a “construção de um futuro diferente”. “Uma região tão rica, tão linda como essa, mas que sempre ficou à margem do desenvolvimento. Tenho convicção que vocês já estão sentindo a diferença em nosso governo”, sublinhou. 

Prefeito de Cavalcante, Vilmar Kalunga declarou que o município se desenvolveu muito com auxílio do governador Ronaldo Caiado. “O senhor está levando Goiás ao primeiro lugar. Cavalcante avançou, nesses dois últimos anos, muito mais que em 20 anos. Aqui não tem promessa, tem realidade”, afirmou Vilmar Kalunga. 

Parceria
Os laboratórios Include fazem parte do Programa Goiás Social, em parceria com Instituto Campus Party (ICP), que disponibiliza equipes para capacitar gratuitamente jovens de 12 a 20 anos nas áreas de robótica, computação e mecânica, além de oficinas de empreendedorismo e internet das coisas. “Isso é algo que não se encontra na rede particular de ensino no Brasil. É uma oportunidade que as crianças e jovens terão de se inserir em um mercado que está cada vez mais crescente no mundo”, destacou o titular da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima.

Para o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi), Marcio Cesar Pereira, a alta procura de alunos para inscrições no Include já demonstra o sucesso do projeto. “Sou muito grato por participar disso, porque vejo que o programa social de inclusão digital está dando certo”, pontuou Marcio.

Ex-aluna de laboratórios robóticos, a coordenadora do projeto e representante do ICP, Thielle Cathia de Paula Santos, falou sobre sua experiência pessoal e como se desenvolveu a partir da educação. “Isso é muito mais que tecnologia na vida das crianças. Vai muito além de uma vida profissional. Essas crianças vão estar um passo à frente”, alegou. 

Transformação
Durante a solenidade, o governador recebeu homenagem de duas alunas do Colégio Estadual Elias Jorge Cheim, que enfatizaram a transformação vivenciada por toda a comunidade escolar. “Vocês mudaram a nossa realidade. Quero agradecer por esse trabalho maravilhoso. Caiado, sim, é um governador que olha pelos alunos e pela Educação”, afirmou Safira Rodrigues.

Na sequência, a estudante Quézia de Souza ressaltou não imaginar que os benefícios um dia chegariam ao colégio. “É uma satisfação imensa receber essas benfeitorias. A escola está de cara nova, e são coisas que a gente não esperava que um dia pudesse vir”, comentou. 

Regularização fundiária
Ainda no decorrer do evento, o governador Ronaldo Caiado assinou ato de implantação de escritório de regularização fundiária, que visa facilitar o acesso da população à regularização de terras devolutas do Estado de Goiás. Na ocasião, foi entregue o primeiro documento regularizado a Ramilo Simões Correia, morador de Cavalcante. “Vocês podem voltar para casa e trabalhar em paz que eu vou documentar a área de vocês e não terá nenhum problema. Fiquem tranquilos”, disse Caiado.

O escritório, que terá atuação da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) em parceria com a Prefeitura de Cavalcante, representa mais esperança aos produtores. “Pessoas que estão há 30, 40 anos esperando um título fundiário. Teremos seis profissionais que estarão imbuídos nesse sentido de levar justiça fundiária aos produtores”, assegurou o titular da Seapa, Tiago Mendonça.

Também presente no evento, o representante da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado estadual Amilton Filho, reconheceu o empenho do Estado em levar benefícios à região. “Esse amor do governador e da Gracinha pelo Nordeste goiano é traduzido em ações concretas, como o Include e várias outras”. 

Participaram do evento o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo Rezende; o vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Sampaio; a gerente de Educação do Campo, Indígena e Quilombola da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Valéria Cavalcante da Silva Souza, representante da secretária Fátima Gavioli; os superintendentes da Sedi, Lidiane Monteiro (Inovação Tecnológica) e Silvana Cruz Fuini (Desenvolvimento, Assistência Social e Inclusão), e da Seapa, José Ricardo Caixeta (Engenharia Agrícola e Desenvolvimento Social); e o diretor-presidente da ONG “Programando o Futuro”, Vilmar Simion.

Ainda, a primeira-dama de Cavalcante, Lucinha, e vice-prefeito Sival Borges; o presidente da Câmara Municipal, Iron Dias, e demais vereadores; o representante do prefeito de Alto Paraíso, secretário Adão Santos; a diretora do Colégio Elias Jorge Cheim, Ivani Silva Malta; os prefeitos Wilson Tavares (Gameleira de Goiás) e Kleverton Barbosa de Mello (Teresina de Goiás); os comandantes coronel João Carlos de Oliveira (13º Comando Regional da Polícia Militar) e tenente Álvaro Divino Dias Filho (1º Companhia Independente Bombeiro Militar – CIBM); o delegado Lucas Sabbag; além de ex-prefeitos, ex-vereadores, professores, pais, alunos e equipe da OVG.