Câmara de Goiânia orienta servidores de grupo de risco a fazerem quarentena

Publicado em 16.03.2020 às 12:37

Os servidores da Câmara de Goiânia que estão no grupo mais vulnerável à infecção do novo coronavírus estão dispensados do trabalho pelos próximos 14 dias. Seguindo recomendação do SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) do Poder Legislativo, a Mesa Diretora está orientando os funcionários do grupo de risco a fazerem quarentena.

Esta e outras medidas de controle da pandemia do Covid-19 foram definidas na manhã desta segunda-feira (16) pelo presidente da Câmara de Goiânia, vereador Romário Policarpo (Patriota), e Diretorias. O SESMT solicitou à Mesa Diretora a compra emergencial de máscaras, luvas e álcool líquido; o aumento dos cuidados com higiene e limpeza do prédio; o rigoroso controle do estoque de álcool gel e da manutenção dos dispensers (armazenadores) do produto disponíveis no prédio.

A Mesa Diretora também tornou obrigatória a apresentação da identidade funcional (crachás), nas duas portarias de acesso à Câmara de Goiânia, para a entrada dos servidores. Neste domingo, o Poder Legislativo já havia restringido o acesso à Casa apenas aos funcionários. Os portões já estão fechados para o público nesta segunda-feira, 16, por tempo indeterminado. O acesso da imprensa permanece inalterado, também mediante identificação nas portarias.

Seguindo as recomendações das autoridades de saúde, a Câmara de Goiânia vem tomando medidas de controle da propagação do novo coronavírus desde a última sexta-feira. A nota abaixo reúne todas as providências adotadas desde então.

NOTA
Seguindo as recomendações das autoridades de saúde e de seu Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) para controle da pandemia do coronavírus, a Câmara de Goiânia adota as seguintes medidas:

Servidores
1 – Orientar que todos os servidores que tenham quaisquer sintomas de gripe não permaneçam no ambiente de trabalho;
2 – Orientar que todos os servidores que estejam no grupo mais vulnerável ao coronavírus (Covid-19), definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) – maiores de 60 anos ou com doenças crônicas como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardíacas ou pulmonares e imunodeprimidos – não compareçam ao local de trabalho até que os riscos de contaminação diminuam;
3 – Qualquer servidor que tenha retornado recentemente de viagem ao exterior não deve comparecer ao local de trabalho por 14 dias;
4 – Os servidores autorizados a comparecer ao trabalho deverão se identificar nas portarias da Casa com a apresentação do crachá funcional.

Material de prevenção
1 – Solicitar que a equipe de manutenção verifique o funcionamento de todos os dispensers (armazenadores) de sabonete e álcool gel a fazer, se necessário, a troca imediata do equipamento;
3 – Manter os estoques de sabonete e álcool gel;
4 – Efetuar a compra emergencial de máscaras cirúrgicas para uso por servidores com algum sintoma viral, de luvas de procedimentos para prevenção de contato com secreções em caso de exames e contato com pacientes; Álcool líquido 70º GL.
5 – Aumentar os cuidados com higiene e limpeza.

Público externo
1 – A Câmara de Goiânia está fechada ao público externo a partir desta segunda-feira, por tempo indeterminado;
2 – O atendimento ao público segue normalmente pela internet e por telefone;
3 – O acesso da imprensa permanece inalterado, também mediante identificação nas portarias.

Atividades legislativas
1 – Está suspensa, por período indeterminado, a realização de Sessões Especiais e Solenes, ficando mantidas apenas as sessões ordinárias do Plenário e das Comissões Permanentes;
2 – Está suspenso, também por tempo indeterminado, o uso dos Auditórios e das Salas de Reuniões para outros fins que não sejam aqueles específicos das atividades legislativas;
3 – Fica suspensa a realização de audiências públicas, nas dependências do Legislativo ou em outros locais, por tempo indeterminado – as já marcadas estão canceladas.
4 – Nas sessões ordinárias está permitida a entrada em plenário, com crachá específico de acesso, a apenas um servidor por Gabinete de Vereador.