Aparecida já aplicou a primeira dose da vacina contra a covid em 30% da população adulta
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), até o último sábado, 12 de junho, mais de 130 mil pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 na cidade. Esse montante corresponde a 30% da população adulta do município segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que apontam que Aparecida tem 422.666 moradores com idade acima de 18 anos, faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) e pela Anvisa para ser imunizada contra o novo coronavírus.
Para o prefeito Gustavo Mendanha, os números refletem o esforço planejado e concentrado da Prefeitura em proteger a população contra o novo coronavírus: “À medida que recebemos as doses distribuídas pelo Governo Federal, vamos avançando na faixa etária coberta. Aparecida já é a primeira cidade goiana a contemplar todos os grupos prioritários do Programa Nacional de Imunizações (PNI) de uma só vez e agora estamos imunizando também todas as pessoas com mais de 50 anos. Seguimos em nosso objetivo primordial de deter a pandemia e não medimos esforços para vacinar com a primeira dose 100% da população adulta o quanto antes. Temos centenas de profissionais mobilizados para salvar vidas e cuidar do povo de Aparecida da melhor maneira possível”.
Vacinação fundamental
O secretário de Saúde Alessandro Magalhães informa que Aparecida já aplicou a primeira dose da vacina contra a covid-19 em 130.230 pessoas. Desse total, 42.196 já receberam a segunda aplicação, totalizando 172.426 doses já administradas. Ele esclarece também que até no ultimo sábado, 12 de junho, o estoque disponível no município era de 15.660 doses para a primeira aplicação e 8.500 para a segunda. “Trabalhamos em ritmo acelerado sem perder de vista a qualidade dos serviços prestados. As pessoas estão preocupadas, ansiosas para serem imunizadas e poderem retomar a vida com um mínimo de tranquilidade, embora ainda com muitos cuidados porque a pandemia não acabou. A população sabe que pode contar com a Prefeitura e tem atendido ao chamamento para receber a vacina, o que é vital”, destaca o gestor.
Saiba como funciona a vacinação
Em Aparecida, a aplicação da primeira dose da vacina em moradores na faixa-etária acima de 50 anos ocorre em oito postos. Os interessados podem receber o imunizante nos drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, sem necessidade de agendamento, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas.
O serviço também está disponível nas Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A ferramenta pode ser acessada no site da prefeitura (aparecida.go.gov.br) e as vagas são liberadas diariamente.
Segunda dose
A aplicação da segunda dose dos imunizantes também segue normalmente na cidade. Quem já estiver com o prazo adequado para receber o reforço, na data prevista no cartão, deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 18 horas, e aos sábados das 8 às 17 horas. Além disso, o serviço está disponível nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento.
Para receber a segunda dose da vacina, é necessário apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive-thru do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Regras da vacinação dos grupos PNI
Confira abaixo as regras de vacinação contra a covid-19 dos grupos prioritários atendidos pela Prefeitura. Eles continuam sendo imunizados normalmente, concomitantemente com a população da faixa etária dos 48 anos.