Bolsonaro diz que a polícia investigará compra de vacina indiana
O presidente do Jair Bolsonaro disse hoje que a Polícia Federal irá investigar a compra da vacina contra a covid-19 Covaxin, desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biontech, num contrato que é alvo de suspeitas de corrupção.
“É lógico que vai abrir inquérito”, disse o presidente brasileiro ao ser questionado sobre a compra da vacina em causa, que está no centro de uma polêmica sobre alegada tentativa de corrupção e irregularidades no contrato de aquisição.
O Governo brasileiro firmou um contrato no valor de 1,6 mil bilhão de reais (cerca de 270 milhões de euros) para aquisição de 20 milhões de doses desta vacina em 25 de fevereiro, porém, os prazos previstos de entrega do produto estão atrasados e, somente no último dia 04, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão regulador, aprovou a sua importação com restrições.
A aquisição da Covaxin foi a única realizada pelo Governo do Brasil de forma indireta, ou seja, através de uma empresa intermediária, a Precisa Medicamentos.
A vacina também tem sido colocada em causa porque foi a mais cara obtida pelo país. (RTP, emissora pública de Portugal)