Presidente do TCE e secretário de Saúde tratam do avanço da vacinação no estado
O secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, detalhou na manhã desta segunda-feira (28/jun) ao presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Edson Ferrari, como deverá ser a vacinação contra a Covid-19 de agora em diante, em que a maior parte dos idosos e portadores de comorbidades, mais propensos a desenvolver formas graves da doença, já foram imunizados. O Tribunal tem realizado um acompanhamento minucioso das medidas de combate ao coronavírus, com atenção especial à vacinação no estado, principalmente da distribuição dos imunizantes aos municípios, que fica a cargo do governo estadual. O encontro foi realizado no gabinete da Presidência do TCE-GO.
Segundo o secretário, com os mais vulneráveis protegidos, o foco da pasta passa a ser garantir que a vacinação ocorra com a máxima agilidade, para permitir que as pessoas possam retomar um ritmo de vida mais próximo possível do período pré-pandemia. Ismael Alexandrino é vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e fez gestões para o Ministério da Saúde adotasse o critério de 90% das vacinas destinadas à população em geral por ordem decrescente de idade e 10% destinados a grupos mais vulneráveis, como jornalistas – que estão sendo imunizados no momento; professores, trabalhadores da limpeza urbana entre outros.
“O foco agora é a busca da normalidade”. O secretário reforçou o compromisso do governo de Goiás de vacinar todos os maiores de 18 anos até a segunda quinzena de setembro, com ao menos uma dose, caso se mantenha o calendário de entrega de imunizantes pelo governo federal.
Sobre o retorno às aulas presenciais a partir de agosto, o secretário disse que a maior parte dos professores já recebeu a primeira dose, e que entende que o retorno é seguro ainda que não seja concluído o esquema vacinal. Ele acrescentou que o Estado está pronto para distribuir imunizantes e coordenar os trabalhos nos municípios caso se confirme a necessidade de repetir a vacinação contra a Covid no próximo ano. “Já temos experiência de realização de grandes campanhas anuais como H1N1”, acrescentou. Por fim, Alexandrino elogiou o trabalho do TCE-GO que levantou rapidamente o histórico vacinal e realizou o inquérito epidemiológico dos seus servidores, o que torna mais efetivo o trabalho da equipe de Qualidade de Vida responsável pelo acompanhamento da saúde laboral.