Ministério Público abre investigação contra Bolsonaro por prevaricação

Publicado em 2.07.2021 às 18:42

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou hoje ao Supremo Tribunal Federal (STF) a abertura de inquérito contra o presidente  Jair Bolsonaro, para esclarecer um eventual crime de prevaricação na compra de vacinas contra a covid-19.

O MPF decidiu abrir a investigação depois de um grupo de senadores brasileiros ter pedido ao STF, na segunda-feira, que iniciasse uma investigação contra Bolsonaro por ter sido informado sobre supostas irregularidades na negociação para a compra da vacina Covaxin, desenvolvida pelo laboratório indiano Bharat Biotech, e não ter alertado a polícia, o que configuraria o crime de prevaricação.

Respondendo à solicitação de três senadores, a juíza do STF Rosa Weber solicitou uma posição da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre este caso.

Inicialmente, a PGR pediu para aguardar o fim de investigações sobre a mesma denúncia que acontece na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da pandemia, no Senado brasileiro, mas o órgão recebeu uma decisão contrária a este pedido da juíza do STF e, agora, decidiu iniciar uma investigação contra o chefe de Estado.

O objetivo deste inquérito é esclarecer se foram cometidas supostas irregularidades no contrato de intenção de compra firmado entre o governo brasileiro e a Bharat Biotech para a aquisição de 20 milhões de doses da vacina Covaxin.(RTP, emissora pública de Portugal)