Vacina indiana Covaxin oferece 77,8% de eficácia, segundo o fabricante

Publicado em 3.07.2021 às 12:58

O laboratório indiano Bharat Biotech assegurou hoje que a sua vacina contra a covid-19, Covaxin, desenvolvida em conjunto com o Conselho Indiano de Investigação Médica (ICMR), demonstrou uma eficácia média de 77,8%, após os resultados finais do estudo clínico.
“É um dia importante para todos na Bharat Biotech (BBIL) já que anunciamos os resultados finais da fase III da Covaxin, e a sua eficácia é de 77,8%”, assegurou, numa declaração, a diretora adjunta da BBIL, Suchitra Ella.

Os números resultam da avaliação de 130 casos confirmados entre a população do estudo, com 24 participantes no grupo da vacina e 106 no grupo do placebo (substância neutra administrada ao invés de um medicamento num controle científico).

O resultado final da última fase do estudo, ainda sem revisão independente, alivia dúvidas sobre o medicamento, que foi amplamente usado na campanha de vacinação indiana e vendida a outros países, apesar de não ter a aprovação de uso da Organização Mundial de Saúde (OMS. (RTP, emissora pública de Portugal)