Boris Johnson anuncia que quase todas as restrições vão ser levantadas na Inglaterra até 19 de julho
Quase todas as restrições impostas para combater a pandemia em Inglaterra – incluindo o limite sobre o número de pessoas que se podem juntar, o uso obrigatório de máscara ou o distanciamento social em pubs e bares – deverão ser levantadas até 19 de julho.
Estas regras serão aplicadas em Inglaterra, já que Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte têm autonomia para desenvolver os seus próprios planos de desconfinamento.
Em vez de decretos ministeriais para a gestão da pandemia, a ideia será apelar ao julgamento pessoal sobre os riscos de infeção – com o primeiro-ministro a desejar que os britânicos convivam com o vírus de outra forma.
“Temos de contrabalançar os riscos da doença, que as vacinas reduziram, mas que não eliminaram, e os riscos de manter as restrições impostas por lei que inevitavelmente terão impacto na vida das pessoas, trabalhos e saúde e saúde mental”, justificou.
No entanto, apesar da remoção iminente de vastas medidas contra a Covid-19, Boris Johnson exortou as pessoas a não pensarem que é “o fim da Covid”.
“Ainda há muito caminho a percorrer para lidar com este vírus”, disse.(RTP, emissora pública de Portugal)