Quarta onda no fim de julho em França “é uma possibilidade”
O porta-voz do governo francês, Gabriel Attal, disse hoje que uma quarta onda da pandemia de covid-19 no final de julho “é uma possibilidade”, confirmando um alerta do ministro da Saúde, devido à rápida propagação da contagiosa variante Delta.
“Desde há pouco menos de uma semana, a epidemia está a recuperar terreno: a variante Delta, que é particularmente contagiosa, particularmente preocupante, está a ganhar terreno muito rapidamente”, declarou o porta-voz à estação de rádio France Inter.
“Está a duplicar quase todas as semanas, hoje estamos com mais de 30% dos contágios ligados à variante Delta e temos exemplos à nossa volta que mostram que esta situação pode ser os primeiros sinais do reinício da epidemia”, acrescentou.
Inquirido sobre o risco de uma quarta onsa a partir do fim de julho, Attal respondeu que “é uma possibilidade”, mas “não uma fatalidade”.
“[Porque agora] temos um trunfo para impedir que uma nova onda esgote os nossos hospitais: a vacinação”, frisou.
“[Mas] assistimos, no Reino Unido, a uma explosão [do número de casos] que aconteceu muito rapidamente após os primeiros sinais de alerta, e podemos considerar que esses sinais, estamos agora a vê-los no nosso país”, advertiu.(RTP, emissora pública de Portugal)