• Governo japonês proíbe presença de espectadores na Olimpíada

    Publicado em 9.07.2021 às 11:37

    Faltando apenas duas semanas para o início dos Jogos Olímpicos, organizadores afirmaram que não será permitida a entrada de espectadores para torcer pelos atletas que competirão nos locais de prova situados em Tóquio e em províncias vizinhas.

    Pouco antes da tomada de decisão pelos organizadores, o governo japonês havia anunciado a imposição de mais um estado de emergência para a capital em razão do coronavírus. A medida terá início na segunda-feira e estará em vigor durante a realização dos Jogos.

    Os organizadores decidiram não permitir a presença de público nos eventos em Tóquio e nos locais de prova situados nas províncias vizinhas da capital, como Chiba, Saitama e Kanagawa.

    No entanto, uma quantidade limitada de espectadores será permitida nos eventos que serão realizados nas províncias de Fukushima, Miyagi, Shizuoka e Ibaraki.

    Na quinta-feira, repórteres questionaram a governadora de Tóquio sobre a realização dos Jogos em si, em meio à pandemia.

    Koike Yuriko respondeu: “Ao redor do mundo, muitos tiveram diferentes pontos de vista ao longo da pandemia. Espero que a Olimpíada seja uma oportunidade para mudar a situação usando a força do esporte para encorajar as pessoas”.

    O governador de Chiba, Kumagai Toshihito, disse compreender a necessidade de proibir espectadores. A província vai sediar os eventos de taekwondô, luta livre, esgrima e surfe. Kumagai afirmou: “Como província anfitriã, vamos fazer os maiores esforços possíveis para obter o apoio do público, por meio da implementação de rigorosas medidas preventivas”.

    Enquanto isso, o revezamento da tocha teve início em Tóquio. Mas a chama olímpica deixará de passar pela maior parte do percurso. Corredores que participam do evento cerimonial estão acendendo a chama sem a presença do público.(NHK, emissora pública do Japão)