• “Governo de Goiás trabalha para fazer mudança real na vida das pessoas”, afirma Gracinha Caiado, em Edéia

    Publicado em 13.07.2021 às 19:11

    A presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e coordenadora do Gabinete de Políticas Sociais (GPS), primeira-dama Gracinha Caiado, entregou, nesta terça-feira (13/07), diversos benefícios em Edéia, município localizado no Sul goiano, a 120 km da capital. Os serviços fazem parte do programa Goiás Social, uma ação integrada de governo criada por determinação do governador Ronaldo Caiado para o enfrentamento às desproteções e superação das desigualdades sociais nos municípios goianos. 

    Durante o evento, a primeira-dama ressaltou o trabalho plural do Goiás Social, que oferece um caminho sustentável para a saída da pobreza no Estado. “Quando o governador Ronaldo Caiado decidiu que em Goiás nós trataríamos a pobreza como um problema, não apenas como ausência de renda, mas como uma série de desproteções que diz respeito à família, nós sabíamos que teríamos muito trabalho pela frente”, lembrou. 

    “Não existem fórmulas mágicas. A vulnerabilidade social é multidimensional e a realidade das famílias que mais precisam é complexa. Por isso, o Governo de Goiás trabalha para fazer a mudança real na vida das pessoas”, acrescentou a primeira-dama.  

    A ação beneficia mais de 100 pessoas que participaram da qualificação profissional e que tem como objetivo a geração de emprego e renda. Os cursos foram oferecidos pela Secretaria de Estado da Retomada, Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás). 

    Os alunos receberam os certificados de conclusão dos cursos de Confeitaria, Serviços de Beleza, Auxiliar Administrativo e Horticultura. Além disso, 51 beneficiados também foram contemplados com o cartão de Crédito Social, um recurso voltado para aqueles que participam da iniciativa e que pretendem empreender.

    “Estes cursos vão além da capacitação; eles passam pela educação financeira e por muitas outras dimensões. Qual é o papel dos governantes? É cuidar das pessoas. O que nós queremos dar é oportunidade para a população ter uma vida digna. O governo não pode tudo, mas pode muito e é assim que o Goiás Social trabalha”, destacou Gracinha Caiado.

    Durante o evento, o titular da Secretaria Estadual da Retomada, César Moura, falou sobre a importância da iniciativa na vida destas famílias. Ele lembrou que o valor investido nos cursos e cartões de Crédito Social soma R$ 200 mil. “O Governo de Goiás prova que o impossível é possível. As pessoas vão empreender e os benefícios vão permanecer aqui. Serão R$ 200 mil apenas em Edéia”, afirmou.

    Para receber o Cartão de Crédito Social, é preciso estar inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), nas categorias de baixa renda, pobreza ou extrema pobreza. 

    Segurança alimentar
    Ainda durante a solenidade, realizada na Escola Municipal José Esteves Rodrigues, a primeira-dama oficializou a entrega do Cartão Alimentação a todos os alunos da rede de ensino estadual de Edeia, além de outros benefícios, como kits de alimentação e de material escolar. 

    Ao todo, cerca de mil alunos serão atendidos. “Garantir a segurança alimentar e nutricional dos nossos estudantes sempre foi uma das prioridades do governador Ronaldo Caiado, especialmente com o início da pandemia”, sentenciou Gracinha. 

    Já o titular da Seapa, Tiago Mendonça, trouxe ainda a notícia da aquisição de um novo caminhão que vai completar a frota de Edéia. “O governador Ronaldo Caiado determina a todos nós que não descansemos. Trabalhamos em união”, comemorou.

    *lOVG
    Durante a ação do Goiás Social em Edéia, a OVG levou o atendimento presencial da instituição às famílias vulneráveis do município por meio da unidade móvel, a OVG Perto de Você. Foram doados diversos benefícios sociais, como cadeiras de rodas padrão e higiênicas, colchões especiais, cobertores, andadores, muletas, fraldas descartáveis e brinquedos. 

    Ao longo do dia, a organização promoveu, por meio do Programa Meninas de Luz, cursos com gestantes em situação de vulnerabilidade social, que ainda receberam enxovais e kits de frutas, verduras e legumes do Banco de Alimentos. 

    A iniciativa lançada em Edéia atende futuras mães em todo o Estado, com diversas atividades gratuitas e benefícios. O programa trabalha com uma equipe multidisciplinar, que trata de temas relacionados à educação sexual, saúde, cuidados com o bebê, planejamento familiar e direito do cidadão. 

    A OVG ainda entregou filtros de barro a 63 famílias em situação de vulnerabilidade social. As unidades habitacionais haviam sido identificadas em visitas anteriores. Centenas de famílias goianas que sequer contavam com água tratada em suas casas serão contempladas com o benefício em todo o Estado. 

    A presidente da honra da entidade, Gracinha Caiado, efetivou o cadastro do Lar de Idosos Henrique Estábile junto à OVG. Agora, o local passa a fazer parte da lista de entidades beneficiadas pelo Governo de Goiás. 

    Já na visita desta terça, foram repassadas à unidade cadeiras de rodas padrão e higiênicas, cobertores, colchão caixa de ovo, fraldas descartáveis e cestas básicas. Para oficializar a parceria, foi entregue nas mãos da coordenadora administrativa da entidade, Gleivia Batista da Silva, um certificado do Goiás Social, que foi afixado na casa. 

    Goiás Social
    O Programa Goiás Social é uma ação de governo criada para o enfrentamento às desproteções sociais nos municípios goianos, que tem como eixos centrais a identificação, articulação, integração e o resultado real na vida das famílias, comunidades e cidades. 

    As ações envolvem alfabetização de adultos, qualificação e capacitação profissional, transferência de recursos para as pessoas que passarem pelas capacitações, possibilitando geração de renda para essas famílias, bem como a reforma de casas.

    O programa chegará aos municípios e seus bairros mais vulneráveis, seguindo critérios de vulnerabilidade social do Índice Multidimensional de Carência das Famílias Goianas (IMCF), cálculo feito pelo Instituto Mauro Borges (IMB) com base nos dados do CadÚnico. O índice mostra com detalhes os bairros, municípios e regiões do Estado com maior carência, levando em conta informações sobre renda, educação e moradia das famílias.

    Além da primeira-dama, também participaram do evento o prefeito de Edéia, Waguinho; o vice-prefeito, Dr. Antônio, e a esposa dele, Nilsone; a primeira-dama de Edéia, Lilian Cibele; o secretário de Desenvolvimento Social, Wellington Matos; o presidente da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), Pedro Leonardo; e o vice-presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Luiz Sampaio; bem como o presidente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás), Dirceu Moura; e o deputado estadual Maycllyn Carreiro. 

    Marcaram presença ainda a diretora de Ação Social da OVG, Jeane de Cássia Dias Abdala; o diretor da Goiás Fomento, José Alves; o diretor da Centrais de Abastecimento de Goiás S/A (Ceasa), Rogério Martins; o comandante da Polícia Militar, major Wanderson; e o comandante do Corpo de Bombeiros, sargento Ribeiro. 

    A prefeita de Edealina, Cristina Leandro Neves; o presidente da Câmara de Edéia, Diogo Soares; e os vereadores Ricardo, Gilene e Eunice; bem como as primeiras-damas Viviane Sousa (Varjão), Maria do Carmo (Porteirão) e Cíntia Queiroz (Turvelândia) participaram da mesma solenidade.